Ouvir
Tarde - Antena 1
Em Direto
Tarde - Antena 1

Concertos

Helena Sarmento - Concertos ao vivo

Na Casa da Música (Porto) e Museu do Fado (Lisboa)

|

Helena Sarmento - Concertos ao vivo

Helena Sarmento apresentar-se-á pela 1ª vez na Sala 2 da Casa da Música, no Porto, no próximo dia 12 de março, às 19h30.

No dia 13 de abril, às 19h, regressará ao Museu do Fado, em Lisboa, para comemorar o 1º aniversário de Lonjura, o seu terceiro álbum de originais, editado a 13 de Abril de 2018, e que sucede a Fado Azul (2011) e Fado dos Dias Assim (2013).



Neste seu mais recente disco, "Lonjura", Helena Sarmento surge, mais do que nunca, esplendorosa e livre.

(...) Helena Sarmento é um desses seres que chegam discretos e disponíveis, se expõem sem reservas, sem redes; um desses seres que sabem encontrar caminhos próprios, afirmar-se diferentes, solidários, sensíveis; que têm na inteligência, na imaginação, na persistência, na criatividade, na liberdade mapas sem recuo.

Discreta, secreta, ela encetou a sua afirmação fora das correntes dominantes, norteada por uma exigência, uma lucidez inamovíveis. “Lonjura” fica-nos, pela carga da sua atmosfera, planície de irrecusável modernidade. (...)


(Fernando Dacosta, escritor)

****

Helena Sarmento

Helena Sarmento nasceu a 23 de Agosto de 1981, em Lamego. A partir de 2004, radicou-se no Porto. Quando descobriu Amália, o fado tomou-lhe conta da vida, como um raro amor para sempre. Mas o Fado não é apenas um feitiço; é um segredo que quanto mais se canta mais se conta e mais secreto fica. Perceber-lhe o sentido, a importância e a forma como nele se vive demorou-lhe a distância dos anos necessários até à descoberta de um caminho próprio. Em 2011 editou o seu primeiro disco, FADO AZUL e em 2013 o segundo, FADO DOS DIAS ASSIM, qualquer deles editado também para todo o mundo pela prestigiada Sunset France, acontecimento raro, no que a um primeiro disco se refere. É nas palavras que canta que helena sarmento se encontra e se reinventa e é nelas que se condensa, desde Fado Azul, a coerência que persegue na construção de um universo original, próprio e identificador do seu projecto. Já pisou muitos e distintos palcos em Portugal e no mundo.