Ouvir
Especial Desporto Primeira Liga (LIGA NOS)
Em Direto
Especial Desporto Primeira Liga (LIGA NOS)

Discos

João Farinha - "Solto"

Edição a 4 de Dezembro

|

João Farinha - Solto

Domingo, 29 de Novembro às 09h ouça o disco em destaque no programa "Vozes da Lusofonia" de Edgar Canelas.
**********
Veja o Video da canção "Pepa" 


O músico João Farinha, voz do projeto Fado Ao Centro, vai lançar um novo trabalho discográfico a solo, intitulado “SOLTO”.
O disco, com concerto de lançamento marcado para o dia 4 de Dezembro, no grande auditório do Convento São Francisco em Coimbra, é o segundo a solo do artista.
Neste novo disco de originais e, como tantos projetos artísticos e criações, condicionado pela pandemia em que vivemos, João Farinha apresenta 11 temas em que desbrava novos caminhos para uma música que é (ainda) fado: através da fusão com outros instrumentos, mas também da colaboração com artistas que admira. Neste "Solto", juntam-se à voz de João Farinha, as guitarras de Hugo Gamboias e Diogo Passos, o baixo de Ricardo Melo, a percussão de Quiné Teles e instrumentos como o ukulelé e a guitarra elétrica.
Entre os convidados, para além de José Rebola [Anaquim], que escreveu a letra do tema que dá título ao disco - "Solto" -, João Farinha conta com Tiago Nogueira [Os Quatro e Meia] e com Viviane [Entre Aspas]. Mas neste "Solto", João Farinha segue até ao lado de lá do Atlântico, com o artista brasileiro Beto do Bandolim a participar num tema de cariz popular.
O concerto de lançamento, marcado para o dia 4 de Dezembro às 19h30 no Grande Auditório do Convento São Francisco em Coimbra, contempla a oferta do novo disco e reveste-se ainda de cariz solidário, revertendo 1 euro de cada bilhete vendido para a DOCE - Associação Nacional para Divulgar, Orientar, Combater e Enfrentar a Tay Sachs, uma doença rara que afeta o sistema nervoso central, que é degenerativa e fatal. 
Os bilhetes poderão ser adquiridos on-line através da rede Ticketline ou diretamente na bilheteira do Convento São Francisco em Coimbra.

SOBRE O VÍDEO DE "PEPA"

"A primeira vez que mostrei o Pepa ao Diogo Passos e ao Hugo Gamboias, colegas de aventura neste SOLTO, eles torceram o nariz. Digamos que o meu acompanhamento à viola estava bastante aligeirado! Apesar de rudimentar, refiz a apresentação, mostrei-lhes e, para bem dos meus pecados, pois gostava muito do tema, consegui passar a mensagem!
Pepa é um poema de Antero de Quental. No passado, musiquei o seu “Maria”, talvez um dos meus temas mais felizes enquanto estudante universitário de Coimbra. Quase 20 anos volvidos, resolvi revisitar a obra de Antero, que no seu tempo foi um guia da Academia com um espirito inconformista que se opunha ao conservadorismo universitário vigente. Por tudo isto, faria sentido trazer novamente a poesia de Antero para este SOLTO.
Durante o período do confinamento, assisti a uma interpretação notável do “Maria” pelo Tiago Nogueira. Sendo eu um fã do seu trabalho nos quatro e meia, não resisti em endereçar-lhe o convite para cantar comigo este tema.
Fiquei muito feliz por ele ter aceitado e o resultado superou largamente as minhas expectativas! Para além da amizade, o Tiago emprestou o seu virtuosismo interpretativo e vocal que tornaram o Pepa um tema mais aberto, refrescante e sedutor!
Neste video, gravado na Escola de Construção de Instrumentos do Fado Ao Centro, recriam-se os diversos momentos da criação de uma guitarra de Coimbra, pelo professor Eduardo Loio, enquanto interpretamos o tema em modo acústico. No vídeo: Hugo Gamboias na guitarra, Diogo Passos na viola, Tiago Nogueira e João Farinha na voz. Realização de Tiago Cerveira. Restantes instrumentos da gravação audio: percussão de Quiné Teles e Baixo acústico de Ricardo Melo."


João Farinha