Ouvir
Visão Global
Em Direto
Visão Global (Reposição)

Discos

Rão Kyao - "Aventuras da Alma"

Edição a 12 de Maio

|

Rão Kyao - Aventuras da Alma

Rão Kyao estará esteve dia 9 de maio, no Programa da Manhã onde conversou com António Macedo e atuou em direto.



**

Algures no Verão, em Portugal, numa aldeia – uma festa e uma banda com a sua típica sonoridade melódica e rítmica, baile com mandador e tudo...
Algo insólito acontece: Gnomos e duendes da floresta decidem penetrar na celebração. Abrem-se as portas para uma nova realidade e entramos no mundo das "Aventuras da Alma", com a visão que só a mesma nos pode proporcionar. Aí, voamos!

Ouvimos, surpreendidos, o canto do Lele, que segundo a tradição romena encarna o espírito feminino da Natureza - Por onde andávamos para nunca o termos ouvido?; Observamos a "Dança das Árvores" de uma maneira nova; Estivemos com Dáfnea - que a Alma grega antiga via como sendo a ninfa do Loureiro; Ouvimos as passadas do gigante mítico do Hindoísmo, Daítia e a sua coreografia; Entramos na "Floresta da Atlântida" (Afinal sempre existe!); Vimos Emére - criança que segundo o povo Iorubá consegue atravessar livremente deste mundo chamado real para o "outro" - embalada por uma canção; Escutamos os Bambus - que transformados em Flautas ganharam Alma - entoarem o seu cântico...
Muito passamos a ver quando abrimos os olhos da Alma – tudo graças ao insólito, aos Gnomos e aos Duendes e ao magnetismo de nos transportar para uma outra dimensão.

O Mundo nunca mais foi o mesmo. - É o que vos queremos transmitir com as "Aventuras da Alma", para que possam ver o que nós vemos.
Onde é que nós andávamos e como é que tudo isto acontecia debaixo dos nossos olhos?



Aventuras da Alma foi gravado no Canoa Estudio em Março de 2017.
Produção de Jorge Quintela e do próprio Rão Kyao.

Alinhamento:

01. Gnomos e duendes na festa lusa
02. Canto do Lele
03. Dança das árvores
04. Com Dáfnea
05. Passadas do Daitya
06. Floresta da Atlântida
07. Sete sóis
08. Na graça
09. Dança ritual do Zambeze
10. Embalando Emére
11. Celebração das almas do bambú
12. Espírito de Aljezur



Ouça no programa "Vozes da Lusofonia" de Domingo, 07 de Maio este novo Disco de Rão Kyao.

Rão Kyao

Ao longo de uma carreira que já dobrou a vintena de anos, o lisboeta Rão Kyao tem-se distinguido pela sua persistente vontade em redescobrir o Oriente. Fazendo uso da flauta de bambu e do saxofone, ele foi encontrando inspiração na música indiana, árabe, africana e chinesa, restabelecendo assim o elo perdido entre a tradição musical portuguesa e o Oriente.
Os mais de 20 álbuns que editou até hoje indiciam, de uma forma muito clara, a intenção expressa de, a cada passo, redescobrir as raízes da música tradicional portuguesa, não temendo, antes pelo contrário, o confronto com as suas fontes primordiais: a música indiana e a música árabe.
Actuando em diversas tournées por todos os continentes, é considerado um “embaixador” da música portuguesa.

Fonte: Facebook