Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte Com Miguel Freitas

Filmes

Filme A1: "Dot.Com"




|

Filme A1: Dot.Com
DOT.COM, uma deliciosa comédia de Luís Galvão Teles.
A história de Águas Altas, uma pequena aldeia no interior de Portugal que subitamente se torna num caso nacional quando uma multinacional espanhola pressiona os aldeões para fechar o site da aldeia, precisamente o mesmo nome de uma marca de águas que os espanhóis querem lançar no mercado. A partir daí gera-se uma grande divisão na aldeia: há quem queira manter o site para garantir a soberania nacional, mas há também quem queira tirar partido de uma possível compensação financeira.
Num abrir e fechar de olhos, a imprensa instala-se em Águas Altas para cobrir este caso que apaixonará Portugal.
DOT.COM é um filme com um sorriso humanista e um elenco de luxo: João Tempera, Maria Adanéz, Marco Delgado, Margarida Carpinteiro, Pedro Alpiarça, Adriano Luz, José Eduardo, Isabel Abreu e André Nunes. Para Luís Galvão Teles, esta é uma divertida crónica de costumes e comportamento sem complexos de chegar ao grande público. O cinema português volta a sorrir!
Para entrar na bela aldeia de Águas Altas, veja já o trailer.

www.salvemonossosite.clix.pt

UMA ALDEIA NO CORAÇÃO
"Quis fazer uma comédia humanista. Uma comédia com coração, para ser vista por todos. Dot.Com nasceu de uma vontade de filmar um reflexo daquilo que é ser português, ou, pelo menos, daquela ideia recorrente de como somos capazes de nos unir para combater quem nos invade. Com os defeitos e virtudes da «marca» lusitana, os portugueses, no seu improviso e na sua capacidade reactiva, acabam por ser um exemplo de espírito de revolta. Entre contrariedades e a mais profunda pureza patriótica, somos gente simples com uma complexidade desconcertante, capaz de gerar sorrisos e gargalhadas.
Depois, atraiu-me também a possibilidade de evocar o impacto que a ideia da Aldeia Global podia ter numa típica e pequena aldeia portuguesa do interior, onde todos são genuinamente bons, curiosos e orgulhosos.
Uma aldeia, tal como aconteceu com o caso de Bragança, na revista Time, que se torna o centro do mundo. Dot.Com faz desse microcosmos um teatro para um grupo de aldeões reflectir sobre a sua identidade. A identidade de um povo. Um povo que tem de gerir novas demandas do mundo moderno: internet, frenesim mediático e globalização. E a verdadeira estrela do filme é a aldeia. Águas Altas foi o local que encontrei, que inventei. Uma aldeia mágica que me fez apaixonar por uma região que encantou o ambiente de filmagens.
Nunca antes tinha tido uma experiência de rodagem tão feliz. Percebi que nunca tinha imaginado o prazer que iria ter com esta comédia cibernética rural.
Desejo agora partilhar estes habitantes, esta gente...boa!
Dot.Com pôs uma aldeia no meu coração."


Luís Galvão Teles