Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte Com José Carlos Trindade

masterclass

TIM

Mentor dos participantes no programa

|

TIM

TIM orienta e trabalha em 2019, os eleitos para participar no Masterclass Antena 1/SPA .

Ao longo do ano, analisará todo o material e definirá planos de trabalho com os autores, compositores das propostas recebidas.


PERFIL

Baixista e Vocalista dos Xutos &Pontapés, banda com mais de 10 discos de originais, autor da maior parte das letras e co-autor de todas as músicas deste grupo, começou a sua vida artística aos 15 anos como baixista, em formações de jovens e grupos de baile. Aos 18 anos trabalha pela primeira vez com originais no Grupo 2, um trio almadense de música instrumental de improvisação.  

Aos 19 anos inicia o estudo do contrabaixo no Conservatório de Lisboa e simultaneamente começa a sua actividade como baixista nos Xutos & Pontapés. Com 22 anos, grava o primeiro trabalho com o grupo em 1982.  Seguem-se uma serie deles, todos galardoados com ouro, até 1990, altura em que o grupo faz uma pausa. Aí, TIM é convidado para integrar outro colectivo de reunião, “Resistência” com Pedro Aires Magalhães, Fernando Cunha, Miguel Angelo, Olavo Bilac, Fernando Júdice, Fred Mergner, Rui Luis Pereira “Dudas”, José Salgueiro e Alexandre Frazão, com o qual grava “Palavras ao Vento” e “ Mano a Mano”. No retomar da carreira dos Xutos & Pontapés, prosseguem os registos tanto para álbuns de originais como para as bandas sonoras dos filmes “Tentação” e “Inferno”, ambos de Joaquim Leitão.  Em 1995, outro projecto de referência tomava forma: a partir de uma história de João Monge musicado por João Gil, Rui Veloso e Tim, contando ainda com as participações de Jorge Palma e Vitorino, nasce o “Rio Grande”, cujo nome é da autoria de Tim, e que atinge outra vez a primeira grandeza no panorama português. Segue-se o primeiro disco a solo de originais, “Olhos Meus”, que contou com a participação de Samuel Palitos, Frederico Valsassina, João Cardoso e Gui. Entretanto, os Xutos & Pontapés continuavam a absorver a maior parte do trabalho de Tim, com outros álbuns de originais e com tournées e concertos de grandes dimensões, que culminaram com a comemoração dos 25 anos de carreira no Pavilhão Atlântico. Surge ainda outro projecto de reunião, “Cabeças no ar”, com letras de Carlos Tê e música de João Gil e Rui Veloso, produção de João Gil, Rui Veloso e Tim.

Após tudo isto surge então “Um e Outro”, o seu segundo disco a solo de originais, em que conta com a participação de João Cardoso, Pedro Gonçalves e Samuel Palitos, e ainda com Mariza e Mário Laginha como convidados.   Com o lançamento deste cd em Abril de 2006, iniciou de imediato as apresentações ao vivo num ambiente especialmente preparado para auditórios e cine-teatros. Concertos muito bem recepcionados pelo público.  Já com um ano de apresentações outros temas foram surgindo e tocados ao vivo, como "Amanhã", tema também cantado por Caetano Veloso e que na versão de Tim fez campanha na RR (Rádio Renascença).  No decorrer do ano de 2008, em Abril, no espaço da Livraria Ler Devagar, no Braço de Prata, TIM decidiu realizar uns quantos espectáculos que resultaram num ambiente de maior fusão e mais revelador da música que inventa. Foi assim num ambiente intimista com o rio como fundo que ensaiou ao vivo, experimentou e testou os temas que irão fazer parte do espectáculo que apresenta ainda este ano no Centro Cultural de Belém, integrado na Tournée que realiza pelo país durante o mês de Outubro.

A música portuguesa sempre foi e será uma luta na sua carreira, por isso faz questão de interpretar grandes nomes que tornaram a nossa música mais rica como Adriano Correia de Oliveira, João Monge e João Gil, 7ª Legião e Bernardo Santareno, alguns dos autores e artistas que irão fazer parte do novo trabalho que se prevê seja editado em Outubro, temas escolhidos dos seus dois álbuns a solo, e ainda algumas peças que numa ou noutra ocasião arranjou e interpretou.  Em 2009 TIM apresentou, desta no Museu do Oriente, quatro espectáculos onde já antecipa alguns temas do seu novo trabalho, Companheiros de Aventura, que foi editado em Março de 2010.

Fonte: Facebook TIM