Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte

Os Dias da Rádio

Andanças 2018

De 1 a 5 de Agosto - Castelo de Vide

|

Andanças 2018

ANDANÇAS EM RODA VIVA, DE REGRESSO A CASTELO DE VIDE

A Roda Viva chega a Castelo de Vide de 1 a 5 de Agosto de 2018 com a realização da 23ª edição do Andanças.
Com o tema "Roda Viva" define-se um festival em movimento, em constante evolução. Onde se dança, se ouve e toca música, se aprende, onde se partilham tradições e saberes numa atmosfera de comunidade.
O Festival Andanças é organizado pela PédeXumbo em colaboração da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
A novidade em 2018 é que esta edição terá mais um dia de programação. Durante 5 dias os participantes vão poder rodopiar pelas ruas, praças e jardins da vila, dançar na igreja ou sobre o horizonte, experimentar produtos locais, visitar espaços e monumentos, aprender sobre a cultura do Alto Alentejo e de outras partes do mundo, descobrir o artesanato, descansar na relva com vista para a serra, subir até à Penha, visitar Póvoa e Meadas e passear pela natureza, numa edição que pretende manter a qualidade e a diversidade na programação e perpetuar o conceito do festival como espaço de encontro, experiências e criação.
É no sentido de dar continuidade ao trabalho reforçado em 2017, que o Andanças volta à vila e a estar próximo das pessoas que lá habitam, dando também a conhecer melhor a região e os seus costumes.


A área junto ao Forte de São Roque estará novamente em destaque como espaço de programação, a oferecer vistas panorâmicas da paisagem circundante e das montanhas que envolvem a vila. Nesta área estarão 4 palcos, 3 de bailes e oficinas e o Espaço Criança que, à noite, se transformará em palco de baile e aumentado de tamanho. Explorando os cantos e recantos desta área serão criadas novas zonas de lazer e sombra com diversos espaços de descanso.
O Coreto do Jardim Grande (público), o Cineteatro Mouzinho da Silveira, a Igreja de S. Francisco e as ruas de Castelo de Vide voltarão a ser espaços de programação aberta e gratuita a todos.
Uma vez no coração da vila, o Andanças continua a apostar nas suas gentes, artesanato, gastronomia e lugares para oferecer uma programação local variada como espaço de aprendizagem e intercâmbio.
O Andanças está em constante movimento. Roda, agita, desloca, renova, une. Roda a vila e roda a vida.
O Andanças é um caminho vivo, conecta ao presente e projecta o futuro. É um ponto de partida e de chegada. O Andanças é uma viagem, está sempre em Roda Viva.

Mais informações no site do Andanças 

PédeXumbo

Há 20 anos a dançar, a PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz  tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal
destinado a todas as idades.
Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se a reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que vão beber em práticas antigas.

Mais informação: PédeXumbo