Ouvir
Grandes Adeptos
Em Direto
Grandes Adeptos Com Tiago Alves, Miguel Guedes, Jaime Mourão-Ferreira e Telmo Correia

Os Dias da Rádio

José Manuel Neto no Trindade

Dias 7 e 8 de Julho!

|

José Manuel Neto no Trindade


Dias 7 e 8 de JulhoTrinados no Trindade.
Ana Sofia Carvalheda conversou com José Manuel Neto a proposito dos dois espetáculos:


José Manuel Neto

"José Manuel Neto é um virtuoso. Um músico fantástico que leva a guitarra portuguesa ao coração das pessoas com uma emoção única.
A acompanhar, a silenciar-se, a solar, José Manuel Neto é um músico que sabe solar, que sabe apagar-se, que toca com contraste emprestando um toque único e uma linguagem de uma enorme criatividade com um estilo imediatamente reconhecível.
Foi em 1987, quando contava apenas 15 anos, que o percurso de José Manuel Neto na guitarra portuguesa se iniciou. Entretanto passaram-se 30 anos e nesse espaço de tempo, o guitarrista construiu uma inabalável reputação como um dos maiores expoentes portugueses do seu instrumento, estatuto que defende com um currículo invejável que o mostra como acompanhante de algumas das maiores vozes do nosso fado, de Camané e Carlos do Carmo, a Ana Moura e Pedro Moutinho.
Autodidata, José Manuel Neto começou por aperfeiçoar a sua arte nas casas de fado mais míticas de Lisboa, acompanhando grandes vozes em memoráveis noites de casas como o Senhor Vinho, Viela, Taverna do Embuçado ou Faia. Ruy Vieira Nery, o mais reputado musicólogo e estudioso do nosso fado, salientou-lhe as capacidades tanto no repertório solístico como no das práticas de acompanhamento.
Além da vasta discografia de fadistas com que tem trabalhado ao longo dos anos, José Manuel Neto também foi construindo obra em nome próprio, emoldurada por trabalhos de 1992 Lágrimas e Lisboa e de 2016 Tons de Lisboa numa dedicação profunda às raízes culturais desta cidade.
Ao Trindade, José Manuel Neto levará um espectáculo pensado para a sua guitarra portuguesa, explorando todas as nuances de um instrumento cujo som é hoje património mundial reconhecido pela UNESCO. Os sons que podemos retirar da guitarra portuguesa são infinitos, garantia o ano passado ao DN. A prova será dada em palcoJosé Manuel Neto é um virtuoso. Um músico fantástico que leva a guitarra portuguesa ao coração das pessoas com uma emoção única. A acompanhar, a silenciar-se, a solar, José Manuel Neto é um músico que sabe solar, que sabe apagar-se, que toca com contraste emprestando um toque único e uma linguagem de uma enorme criatividade com um estilo imediatamente reconhecível. Foi em 1987, quando contava apenas 15 anos, que o percurso de José Manuel Neto na guitarra portuguesa se iniciou. Entretanto passaram-se 30 anos e nesse espaço de tempo, o guitarrista construiu uma inabalável reputação como um dos maiores expoentes portugueses do seu instrumento, estatuto que defende com um currículo invejável que o mostra como acompanhante de algumas das maiores vozes do nosso fado, de Camané e Carlos do Carmo, a Ana Moura e Pedro Moutinho. Autodidata, José Manuel Neto começou por aperfeiçoar a sua arte nas casas de fado mais míticas de Lisboa, acompanhando grandes vozes em memoráveis noites de casas como o Senhor Vinho, Viela, Taverna do Embuçado ou Faia. Ruy Vieira Nery, o mais reputado musicólogo e estudioso do nosso fado, salientou-lhe as capacidades tanto no repertório solístico como no das práticas de acompanhamento. Além da vasta discografia de fadistas com que tem trabalhado ao longo dos anos, José Manuel Neto também foi construindo obra em nome próprio, emoldurada por trabalhos de 1992 Lágrimas e Lisboa e de 2016 Tons de Lisboa numa dedicação profunda às raízes culturais desta cidade. Ao Trindade, José Manuel Neto levará um espectáculo pensado para a sua guitarra portuguesa, explorando todas as nuances de um instrumento cujo som é hoje património mundial reconhecido pela UNESCO. "