Ouvir
Jornal da Meia Noite
Em Direto
Jornal da Meia Noite

Os Dias da Rádio

Maria Barroso (1925 - 2015)

|

Maria Barroso (1925 - 2015)

Maria Barroso, mulher do antigo Presidente da República Mário Soares, morreu na última madrugada no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, unidade onde estava internada desde 26 de junho, na sequência de uma queda.


Maria de Jesus Barroso

Nascida a 2 de maio de 1924 em Olhão, no Algarve, Maria Barroso casou com Mário Soares em 1949. O antigo Chefe de Estado fora seu colega na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde obteve o grau de licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas.
Era diplomada em Arte Dramática pela Escola de Teatro do Conservatório Nacional.

Percurso social e político

Personalidade ativa em diferentes domínios da vida pública portuguesa, lecionou e assumiu a direção do Colégio Moderno, instituição fundada pelo sogro, o pedagogo João Soares.
Durante o consulado de Marcelo Caetano, em 1969, foi candidata a deputada pela Oposição Democrática. Seria eleita deputada à Assembleia da República nas décadas de 70 e 80.
Já depois dos mandatos de Mário Soares na Presidência, Maria Barroso esteve à frente da Cruz Vermelha Portuguesa.
Fundou também a Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos.

Atriz

Foi atriz na companhia de teatro Rey Colaço-Robles Monteiro, sedeada no Teatro Nacional D. Maria II, onde se estreou em 1944, na peça de Jacinto Benavente, "Aparências", sob a direcção de Palmira Bastos.
No cinema, teve participações em filmes de Paulo Rocha (1966 - Mudar de Vida) e Manoel de Oliveira (1985 - Le Soulier de Satin, 1979 - Amor de Perdição, 1975 - Benilde ou a Virgem Mãe).


AUDIO E VIDEO:
  • Ouça a entrevista que Fátima Campos Ferreira pediu a Maria Barroso aquando do seu aniversário (90 anos), em Maio deste ano.
  • No dia 5 de outubro de 2014, a RTP2 exibiu um documentário centrado nas esposas dos Presidentes da República Portuguesa eleitos após o 25 de abril de 1974. Pode vê-lo aqui.