Ouvir
Visita Guiada
Em Direto
Visita Guiada Um programa de Paula Moura Pinheiro

Os Dias da Rádio

Mil Folhas no "Viva a Música"

Dia 30 de Maio

|

Mil Folhas no Viva a Música

 Mil Folhas dia 30 de Maio no Viva a Música.




Da tradição oral portuguesa, César Prata e Vânia Couto recriam músicas e orações populares recorrendo a múltiplos instrumentos, objectos sonoros, pedais de loops, laptop e programações. O ambiente sonoro resulta na fusão do mais ancestral com a contemporaneidade, afirmando que a tradição pode ser sempre actual.

MIL FOLHAS nasce do encontro entre dois músicos da área da música portuguesa de tradição oral. César Prata e Vânia Couto, cantores e multi-instrumentistas com um vasto percurso na música de raíz portuguesa, decidiram trabalhar juntos e registar um disco recorrendo a múltiplos instrumentos (adufe, bandolim, bouzouki, caxixis, címbalos e taças, dulcimer, flauta, guitalele, guitarra, kalimba, melódica, sanfona, sea drum, shruti box, tongue drum, ukulele), objectos sonoros, pedais de loops, laptop e programações.
O resultado em disco, a ser editado no fim de Maio sob o selo da Sons Vadios, tem 13 temas: cinco orações populares adaptadas e musicadas por César Prata, sete temas tradicionais, um original de César Prata, um tema como letra tradicional e música de César Prata, com Vânia Couto na voz principal do projecto.

O ambiente sonoro de MIL FOLHAS procura cruzar o mais ancestral e profundo da tradição oral (as rezas populares e as vozes de informantes são prova disso mesmo) com inúmeros instrumentos acústicos (alguns afastados do habitual panorama sonoro da música tradicional). Recorre, ainda, ao computador enquanto instrumento musical.


Próximas emissões:

  • 06 de Junho - UXUkalhus
  • 13 de Junho - Sebastião Antunes 
  • 20 de Junho - Não há emissão (FERIADO)
  • 27 de Junho - Flak 

*****
Viva a Música
Desde 1996, a ANTENA 1 tem no ar o programa VIVA A MÚSICA!, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua, ao vivo e em directo. O programa desenrola-se no Estudio 3 da RTP, em Lisboa, todas as Quinta-feiras*, entre as 15h00 e as 16h00, e é produzido por Ana Sofia Carvalhêda e realizado e apresentado por Armando Carvalhêda. Por aqui desfilaram já quase todas as grandes figuras da música cantada em português como são os exemplos de: Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Ala dos Namorados, António Chainho, Vitorino, Jorge Palma, Mariza, Gal Costa, Tito Paris, Sérgio Godinho, Paulo Gonzo, Pedro Barroso, Camané, GNR, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Rio Grande e Delfins, entre muitas dezenas de outros.

5ª feira às 15h (Repetição aos Domingos às 14:07)

Facebook
Para ouvir esta e outras edições do Viva a Música