Curta-metragemAnimação  

A Monstra à solta... no Cinemax

Nas próximas sessões, o Cinemax exibe e estreia na televisão portuguesa três filmes da programação do 15º Festival de Animação de Lisboa.

A próxima edição da Monstra, Festival de Animação de Lisboa, apresenta mais de 500 filmes, incluindo 50 portugueses, oriundos de 69 países de todos os continentes.

As linhas de programação da 15ª Monstra refletem-se no Cinemax Curtas através de uma seleção completar com filmes incluídos na homenagem à animação da ex-jugoslávia e aos 75 anos da Zagreb Filmes, na Monstra Universitária, e na competição Portuguesa - prémio SPA/Vasco Granja.

A Monstra Universitária vai levar às universidades portuguesas filmes de animação produzidos nas melhores escolas de cinema do mundo. É uma seleção de 40 filmes de animação realizados por estudantes. O Cinemax exibe "Interview" um filme da Animation Workshop (Dinamarca).

Nesta 15ª edição, a Monstra celebra o cinema dos grandes da animação da ex-jugoslávia e comemora os 75 anos da Zagreb Films, uma das produtoras mais importantes do cinema europeu.

São mais de uma centena os filmes da Bósnia, Croácia, Eslovénia e Sérvia, países que fazem parte da ex-Jugoslávia e aos quais a Monstra dedica várias retrospetivas.

No Cinemax poderemos ver "Transparency" de Daniel Šuljić.

Finalmente, na competição nacional, a Monstra exibirá 10 filmes nomeados para o prémio Sociedade Portuguesa de Autores SPA/Vasco Granja. "Nossa Senhora da Apresentação, a sexta curta-metragem de Abi Feijó, integra a seleção competitiva nacional e também internacional. Será este filme que o Cinemax estreará no âmbito desta parceria.

Até 13 de março, a MONSTRA anda à solta... no Cinemax e em Lisboa.

Extensão da 15ª Monstra no Cinemax



CINEMA DA EX JUGOSLÁVIA | COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Transparência / Transparency
Croácia, 2015, 6’
Cinemax 24 fevereiro - estreia na televisão portuguesa

Movimenta-se por um mundo cheio de scanners e algoritmos de vigilância, enquanto frivolamente usa diferentes redes sociais, cartões de crédito e fichas online, o homem de hoje abre mão da sua privacidade voluntariamente. Um cidadão decente não tem nada a esconder. Só criminosos.

Daniel Šuljić é um animador, músico, dj e o realizador artístico do World Festival of Animated Film Animafest Zagreb. Os seus filmes foram já projetados em vários festivais nacionais e internacionais, como também em numerosas estações de televisão na Europa, ganhando vários prémios. Vive e trabalha ainda em Zagreb e Viena.


MONSTRA UNIVERSITÁRIA
Entrevista / Interview
Dinamarca, 2014, 5’17”
Cinemax 2 março - estreia na televisão portuguesa

Entrevista é uma curta-metragem que foi produzida e realizada por estudantes da The Animation Workshop num período de 8 meses. Este filme é um retrato de um jovem que tem dificuldades em impressionar numa entrevista de em-prego algo peculiar. O filme é um projecto final de licenciatura na The Animation Workshop na Dinamarca. O grupo que produziu a "Interview" é composto por 10 jovens.


COMPETIÇÃO NACIONAL - PRÉMIO SPA/VASCO GRANJA | COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS
Nossa senhora da apresentação / Our Lady of Apresentation
Portugal, 2015, 6’
Cinemax 9 março - estreia na televisão portuguesa

Um poema resgatado, escrito pelo neorrealista Álvaro Feijó em 1940, evoca um regresso aos dias que o imitam. Instalando-se lentamente nos corações dos homens e mulheres, que se tornam reféns da sua elegância, aí revela a sua natureza, ao mesmo tempo que pronuncia sem misericórdia o seu nome.

Abi Feijó é licenciado em Arte Gráfica e Design pelas Belas Artes do Porto. Em 1984 frequenta um estágio no NFB do Canada, onde realiza o primeiro filme “Oh que Calma”. Fundou a Filmógrafo (1987), criou a Casa da Animação (2000), no Porto, e a produtora Ciclope Filmes (2002).

As suas principais curtas-metragens , onde explora diversas técnicas da animação, são "Os Salteadores" (1993), "Fado Lusitano" (1995), e "Clandestino" (2000).

por
publicado 19:02 - 23 fevereiro '16

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragemAnimação