A primeira festa do cinema chinês

Cinema AsiáticoMais Cinema  

A primeira festa do cinema chinês

Em setembro, o cinema ideal e Cinemateca assinalam com programação de cinema o 10º aniversário da parceria entre Portugal e República Popular da China.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 A primeira festa do cinema chinês
Se as Montanhas se Afastam China, final de 1999. Tao, uma jovem rapariga de Fenyang é cortejada por dois amigos de infância, Zhang e Lianzi.Zhang, proprietário de uma estação de serviço, tem reservado para si um futuro prometedor, ao passo que Liang trabalha numa mina de carvão. Com o coração dividido entre os dois homens, Tao vai ter de fazer uma escolha que irá marcar o resto da sua vida e da do seu futuro filho, ...

Doze filmes contemporâneos, vinte filmes clássicos: em setembro, Lisboa celebra a primeira edição da Festa do Cinema Chinês, como resultado de uma nova colaboração a nível cultural e cinematográfico entre os dois países e que no próxima ano dará lugar a uma Festa do Cinema Português na China.

E será no Cinema Ideal, com a antestreia de "Se as Montanhas se Afastam/Mountains May Depart" (ver trailer recomendado), o mais recente filme do cineasta Jia Zhang-ke, que a Festa começará no próximo dia 10 de Setembro, na presença de uma delegação oficial de responsáveis do cinema na China e em particular da Cinemateca Chinesa e do Xiao Xiang Film Group.

Primeiro no Cinema Ideal, nos dias 10 a 16 de setembro, com doze filmes contemporâneos - onde se inclui também a antestreia do mais recente filme de Hou Hsiao-Hsien, Prémio Melhor Realização do Festival de Cannes 2015 ("A Assassina") e filmes de grandes cineastas como Lou Ye, Ann Hui ou Tsui Hark. Este programa inclui filmes produzidos pelo XiaoXiang Film Group, um dos mais importantes estúdios da China e que se dedica tanto à produção, como à distribuição e à exibição, entre os quais será possível ver o filme "Dragon Inn" de Raymond Lee e Tsui Hark, protagonizado por Maggie Cheung.

Depois na Cinemateca Portuguesa, entre 17 e 30, com um programa de vinte filmes clássicos intitulado Cinema Chinês: Panorama Histórico e Retrospectiva Xie Jin, o cinema chinês e de expressão chinesa terá uma grande celebração pública em Portugal, naquele que será o primeiro grande acontecimento da rentrée cinematográfica.

No programa da Cinemateca Portuguesa, procura-se traçar um panorama histórico com filmes realizados entre 1933 e 1997, exemplificando dessa forma quatro grandes etapas da cinematografia chinesa, apresentando filmes representativos de cada uma dessas épocas: o cinema de Xangai anterior a 1949; o cinema chinês pós-1949 e anterior à Revolução Cultural; a chamada 'quinta-geração' e o período de transição entre a 'quinta' e a 'sexta geração'. Por outro lado, dedica-se uma retrospectiva a Xie Jin, um dos maiores realizadores chineses, cuja obra foi reconhecida antes e depois da Revolução Cultural.

Iniciativa da Cinemateca Portuguesa e da Cinemateca Chinesa, com o apoio do ICA - Instituto de Cinema e Audiovisual, de Portugal, e do Departamento do Cinema da SAPPRFT (Administração de Estado da Imprensa, da Edição, da Rádio, do Cinema e da Televisão da China), e da Embaixada da China em Portugal e da Embaixada de Portugal na China, a Festa do Cinema Chinês, inscreve-se no âmbito 10º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica entre a República Popular da China e Portugal.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema AsiáticoMais Cinema