Academia de Hollywood endereça convites a novos membros
Lupita Nyong'o com o seu Oscar (actriz secundária) — para o ano, já estará entre aqueles que votam

Hollywood  

Academia de Hollywood endereça convites a novos membros

Como é da tradição, todos os anos a Academia de Hollywood acolhe novos membros — desta vez, foram convidados nada mais nada menos que 271 profissionais para integrar a entidade que atribui os Oscars.

Podia ser uma pergunta de algibeira. Assim, qual o traço comum a estas personalidades do mundo artístico?

— Eddie Vedder, vocalista dos Pearl Jam
— Michael Fassbender, actor de filmes como "12 Anos Escravo"
— Lupita Nyong'o, actriz do mesmo filme
— Denis Villeneuve, realizador de "O Homem Duplicado" (segundo José Saramago)
— Rithy Panh, documentarista, autor de "A Imagem que Falta"

Pois bem, todos eles pertencem à lista de convidados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a entidade que atribui os Oscars.

Como é da tradição, todos os anos a Academia endereça convites a "alguns dos mais talentosos, inovadores e apaixonados criadores" a trabalhar no mundo do cinema, cada convite envolvendo uma referência concreta aos trabalhos de cada personalidade — Vedder, por exemplo, é convidado em função das canções que compôs para "O Lado Selvagem" (2007), de Sean Penn, e "Comer Orar Amar" (2010), de Ryan Murphy.

Este ano, nada mais nada menos que 271 profissionais receberam esse convite. Alguns, como Lupita Nyong'o (melhor actriz secundária em "12 Anos Escravo"), são vencedores recentes de Oscars. Mas essa não é, obviamente, uma condição obrigatória.

Da longa lista de nomes, podemos destacar ainda: actores como Sally Hawkins (que integrava o elenco de "Blue Jasmine", de Woody Allen) ou Mads Mikkelsen (protagonista da produção dinamarquesa "A Caça"); realizadores como Hany Abu-Hassad (autor de "Omar", título palestiniano que recebeu uma nomeação para o Oscar de melhor filme estrangeiro) ou Jean-Marc Vallée (que dirigiu Matthew McConaughey em "O Clube de Dallas); e o director de fotografia Sean Bobbitt (responsável pelas imagens de "12 Anos Escravo").

A lista integral dos 271 convidados pode ser consultada no site oficial da Academia.

por
publicado 00:26 - 27 junho '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoOscar 2015