Amazon compra a MGM

Box Office  

Amazon compra a MGM

Um nome clássico do cinema vai ser adquirido pelo gigante do comércio eletrónico num negócio que pode valer quase sete mil milhões de euros.

Artigo recomendado:
Amazon compra a MGM
Box Office
Bond na Amazon com garantia de estreia em cinema Os produtores de 007 querem que os filmes continuem a ser exibidos nas salas de cinema, após a compra da MGM pela Amazon.

O conglomerado das vendas eletrónicas Amazon está perto de chegar a acordo para a aquisição dos estúdios cinematográficos Hollywood MGM por 8,45 mil milhões de dólares (quase 7 mil milhões de euros), avança a imprensa norte-americana.

O Wall Street Journal, um dos primeiros a noticiar o negócio, calculou que será a segunda maior aquisição da Amazon, depois da cadeia de alimentação Whole Foods, que custou 13,7 mil milhões de dólares, em 2017.

Na semana passada, o The Information adiantou que a Amazon ponderava a aquisição do icónico estúdio de Hollywood por uma soma entre os 7.000 milhões e os 10.000 milhões de dólares.

A transação carece ainda de aprovação dos orgãos reguladores nos Estados Unidos.

Esta não é a primeira vez que se especula sobre o assunto, mas o interesse da Amazon na expansão das suas capacidades no setor do entretenimento pode ter aumentado perante a concentração em curso no mercado do streaming. Segue-se à fusão da WarnerMedia e Discovery, anunciada também na semana passada, e que pretende criar um concorrente capaz de enfrentar os líderes Netflix e Disney, ao reunir uma das maiores bibliotecas de propriedade intelectual e uma grupo de marcas que inclui HBO e Warner Bros.

A Amazon divulgou recentemente que cerca de 175 milhões de clientes utilizaram a Prime Video em 2020. A Netflix tem 208 milhões de subscritores em todo o mundo e a Disney+ já ultrapassou os 100 milhões de clientes. Quanto à entidade que vai resultar da fusão da WarnerMedia com a Discovery, pode somar 79 milhões utilizadores.

A MGM, que procura comprador desde há meses, tem um grande arquivo de conteúdos com quatro mil filmes, que remontam aos anos 20 do século passado, incluindo os da série James Bond e clássicos como "Gone with the Wind" ("E Tudo o Vento Levou"), e ainda 17 mil horas de programas de televisão.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Box Office