Anunciados os próximos Oscars honorários
Os "Governor Awards" será entregues no dia 8 de Novembro

Hollywood  

Anunciados os próximos Oscars honorários

A Academia de Hollywood anunciou os seus prémios honorários, distinguindo quatro personalidades marcantes da história do cinema — a respectiva entrega está agendada para o próximo mês de Novembro.

Como já é tradição, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia os seus prémios honorários com vários meses de antecedência. Assim, já são conhecidos os quatro nomes que, este ano, irão ser homenageados na cerimónia dos "Governor Awards". São eles:

* HARRY BELAFONTE (n. 1927), prémio humanitário Jean Hersholt — cantor, actor, activista social, é uma figura muito popular do cinema e da televisão americana; entre os seus filmes mais importantes, incluem-se "Carmen Jones" (Otto Preminger, 1954) e "Odds Against Tomorrow" (Robert Wise, 1959).

* JEAN-CLAUDE CARRIÈRE (n. 1931), Oscar honorário — um dos mais prestigiados argumentistas franceses, trabalhou com cineastas como Luis Buñuel, Philip Kaufman e Jean-Luc Godard; ganhou um Oscar (partilhado com Pierre Étaix) com a curta-metragem de acção real "Heureux Anniversaire" (1962).

* HAYAO MIYAZAK (n. 1941), Oscar Honorário — criador de um universo de fábula e encantamento, o mestre dos desenhos animados japoneses é, há muito, uma figura de projecção internacional; "A Princesa Mononoke" (1997) e "A Viagem de Chihiro" (2001), este consagrado com o Oscar de melhor longa-metragem de animação, são dois dos seus títulos mais célebres.

* MAUREEN O'HARA (n. 1920), Oscar honorário — actriz americana de origem irlandesa, foi uma das grandes estrelas de idade de ouro de Hollywood, tendo sido uma figura emblemática do universo de John Ford, por exemplo em "O Homem Tranquilo" (1952), com John Wayne; "O Pirata Negro" (Henry King, 1942) e "Lady Godiva" (Arthur Lubin, 1955) contam-se entre os seus maiores sucessos.

> Eis a cena de "E. T." (1982) em que Steven Spielberg homenageia "O Homem Tranquilo" — o extraterrestre vê, na televisão, uma cena do filme com Maureen O'Hara e John Wayne.


Como habitualmente, a cerimónia de entrega dos "Governor Awards" realiza-se cerca de três meses antes da entrega dos Oscars, estando marcada para o dia 8 de Novembro. As estatuetas douradas referentes à produção de 2014 serão entregues em espectáculo agendado para 22 de Fevereiro de 2015.

por
publicado 15:01 - 30 agosto '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2015