Canceladas secções paralelas de Cannes

Festivais  

Canceladas secções paralelas de Cannes

Depois do comunicado oficial do Festival de Cannes, anulando uma eventual realização do certame em junho/julho, a Quinzena dos Realizadores, a Semana da Crítica e a ACID cancelaram as respectivas edições de 2020.

Artigo recomendado:
Canceladas secções paralelas de Cannes
Festivais
Cannes... sim, não, talvez... As restrições impostas aos grandes eventos públicos levaram o Festival de Cannes a desistir da hipótese de concretizar a sua 73ª edição em ...

Não é uma surpresa, mas aí está a confirmação oficial: as secções paralelas do Festival de Cannes, programadas para a edição de 2020, foram canceladas.

Depois do anúncio oficial do certame, descartando a possibilidade de concretizar o festival em datas de junho/julho, a Quinzena dos Realizadores, a Semana da Crítica e a ACID emitiram um comunicado conjunto, anulando as respectivas edições: "a crise sanitária com que estamos confrontados não nos permite ter qualquer previsão concreta sobre a evolução dos acontecimentos."

Assim como o festival referia o empenho em "fazer existir, de uma maneira ou de outra, os filmes de Cannes 2020", assim também as três entidades sublinham que "cada secção, em articulação com o Festival de Cannes, irá, seja como for, analisar a melhor maneira de continuar a acompanhar os filmes submetidos para a sua edição de 2020."

Além destas secções, vale a pena lembrar que o mesmo cancelamento se aplica também a "Un Certain Regard", uma vez que, para todos os efeitos, essa zona de programação integra a selecção oficial do certame.
_____

QUINZENA DOS REALIZADORES — criada para a edição de Cannes/1969, trata-se de uma secção da responsabilidade da Société des Réalisateurs de Films, visando, sobretudo, a celebração da dimensão autoral do cinema.

SEMANA DA CRÍTICA — teve a primeira edição em 1962, sendo a mais antiga das secções paralelas de Cannes; a organização pertence ao Syndicat Français de la Critique de Cnéma et des Films de Télévision.

ACID — a associação "para a difusão do cinema independente" é um organismo internacional, de raiz francesa, presente em Cannes desde 1993.

por
publicado 16:15 - 16 abril '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de