Cannes 2014: previsão dos filmes em competição
"The Homesman", de Tommy Lee Jones é um dos candidatos à Palma de Ouro.

Cannes 2014  

Cannes 2014: previsão dos filmes em competição

O CINEMAX adianta a maioria dos títulos que vão competir pela Palma de Ouro da edição 2014 do certame francês.

Artigo recomendado:
Cannes 2014: previsão dos filmes em competição
Cannes 2014
"Grace of Monaco" na abertura oficial de Cannes Depois das notícias sobre o impasse na montagem final de "Grace of Monaco", o filme de Olivier Dahan, com Nicole Kidman, volta a ser ...

Serão perto de 20 as longas-metragens da secção principal de Cannes 2014. Antes do anúncio oficial de hoje, o CINEMAX adianta 11 dos títulos que farão parte da lista de filmes em competição:

"Mommy", o drama entre mãe e filha marca a estreia de Xavier Dolan na categoria principal após três presenças em secções secundárias.

Outro canadiano, David Cronenberg, é uma presença regular em Cannes onde esteve na competição por quatro vezes (ganhou o prémio do júri com "Crash" e mais recententemente apresentou "Cosmopolis"). Estará em Cannes com "Maps to the Stars", uma história distorcida sobre Holywood onde voltou a dirigir Robert Pattinson.

Ken Loach também pertence ao grupo de cineastas altamente respeitados em Cannes (ganhou uma Palma de Ouro com "Brisa de Mudança" e apresentou 16 filmes no festival). O realizador britânico anunciou que "Jimmy's Hall" - a história de um ativista político irlandês deportado nos anos 30 - é o seu último filme ficcionado, o que tornará emocionalmente relevante a sua presença.

Outro britânico, Mike Leigh, filmou "Mr. Turner" (biopic sobre o pintor neoclássico JMW Turner), com Timothy Spall. Regressa a uma competição onde apresentou quatro filmes e que o consagrou com "Segredos e Mentiras" (Palma de Ouro) e "Nu" (prémio de realização).

Rodado nos impressionantes cenários naturais da Capadócia, Kis Uykusu ("Winter Sleep", em inglês) dá ao turco Nuri Bilge Ceylan mais uma oportunidade de brilhar após cinco vezes em competição - com quatro longas-metragens e uma curta-metragem - e duas distinções com grandes prémios do júri).

Outro regresso, do ator Tommy Lee Jones, com "The Homesman", o segundo filme que realiza. A sua estreia na realização com "Três Enterros de Melquiades Estrada" também foi acolhida na competição de Cannes. Desta vez Jones realiza e interpreta a viagem de um homem encarregue de transportar três loucas entre oNebraska e o Iowa.

O cinema francês está representado por quatro filmes. Curiosamente, um deles, "Clouds of Sils Maria" (com Juliette Binoche e Chloe Moretz), é o primeiro filme em língua inglesa de Olivier Assayas, um realizador que competiu três vezes em Cannes.

Michel Hazavanicius foi a sensação do festival de 2011 quando apresentou o "O Artista". O seu regresso é muito provável com "The Search", onde dirige, novamente, Bérénice Bejo. É um remake de um filme de guerra de Fred Zinnemann, adaptado ao contexto atual do conflito na Chechênia.

"Adieu au Langage", de Jean Luc Godard (cinco vezes em competição, a útlima em 2001 com "Elogio do Amor").

A completar a representação gaulesa surge "Saint Laurent", o biopic não autorizado sobre o estilista Yves Saint Laurent, um filme obrigatório no alinhamento de Cannes. O realizador Bertrand Bonello tem presença discreta em Cannes, onde mostrou "Apollonide: Memórias de um Bordel" e "Tiresia".

Os belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne apresentam "Deux Jours Une Nuit", onde dirigem a estrela do cinema francês Marion Cotillard no papel de uma mulher que procura manter o emprego convencendo os colegas a abdicarem dos seus aumentos de salário.

A programação completa será conhecida ao final da manhã de hoje, quinta-feira.

O 67º Festival Internacional de Cinema de Cannes tem lugar entre 14 e 25 de maio e abrirá com a antestreia mundial de "Grace do Mónaco", com Nicole Kidman.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2014