Cannes 2021: Gaspar Noé e Ari Folman na selecção oficial

Cannes 2021  

Cannes 2021: Gaspar Noé e Ari Folman na selecção oficial

Ao todo foram nove os títulos adicionados hoje à programação do festival que passa a contar com 71 filmes repartidos pelas várias secções.

O filme "Where is Anne Frank?", de Ari Folman, será exibido fora de competição no Festival de Cannes, anunciou quinta-feira a organização. "Vortex", de Gaspar Noé foi integrado na secção Cannes Premiere da selecção oficial.

Para o cineasta israelita Ari Folman é o regresso a Cannes treze anos após "Valsa Com Bashir". Folman continua o seu trabalho de memória em animação, desta vez através de uma visita contemporânea ao diário de Anne Frank. O filme começa mais de setenta anos após a publicação do livro e dá vida a Kitty, a sua amiga imaginária. Um projeto pessoal que serve de homenagem do realizador aos seus pais, deportados para Auschwitz no mesmo dia que Anne Frank.

Gaspar Noé é verdadeiramente uma adição de última hora. "Vortex" foi rodado em muito pouco tempo e terminado em cima da hora para o festival. É descrito como um quase-documentário sobre os últimos dias de um casal de idosos que sofria de senilidade, uma história sobre o amor sugado pelo vórtice do esquecimento e da morte.

Outras novidades reveladas são "Mes Fréres et Moi", primeira obra do francês Yohan Manca, na secção Un Certain Regard, história inspirada numa peça de teatro sobre um menino de um bairro popular que sonha tornar-se um novo Pavarotti; e mais duas sessões da meia-noite: a comédia musical “Tralala”, dos franceses Arnaud e Jean-Marie Larrieu, e “Supremes” de Audrey Estrougo.

Nas sessões especiais passam a constar “Bill Murray’s Party: New Worlds, The Cradle of a Civilisation”, de Andrew Muscato; “Mi iubta, Mon amour” de Neomie Ferlant, "Les Héroïques", de Maxime Roy, e “Are You Lonesome Tonight?” de Wen Shipei.

Para breve, está o anúncio do filme de abertura da secção Un Certain Regard e da sessão de encerramento do festival.

A 74.ª edição do Festival de Cannes decorre de 6 a 17 de julho.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2021