Cannes anuncia planos para 2021

Festivais  

Cannes anuncia planos para 2021

O Festival de Cannes vive uma mini-edição "spécial", ao mesmo tempo que se anuncia um possível calendário para 2021 — na melhor das hipóteses, o certame voltará a acontecer em Maio, entre os dias 11 e 22.

Artigo recomendado:
Cannes anuncia planos para 2021
Cannes 2020
Cannes, o festival, os seus filmes e as salas deles O Festival de Cannes de 2020 não vai acontecer, o que não quer dizer que o certame não tenha escolhido os "seus" filmes: o anúncio da ...

Por esta altura decorre em Cannes, não exactamente um festival de cinema, mas um evento a que a organização do maior certame de cinema do mundo deu uma designação singela e sugestiva: Spécial Cannes 2020 (27-29 Out.).

No programa surgem quatro longas-metragens que estariam na selecção oficial do festival que não aconteceu em Maio, e ainda as secções competitivas de curtas-metragens e Cinéfondation (escolas de cinema). Como tem sido noticiado, nestas duas últimas estão representantes portugueses — respectivamente, "O Cordeiro de Deus", de David Pinheiro Vicente, e "Corte", de Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote.

É um gesto simbólico que sublinha a persistência do festival e o desejo de um "renascimento". E é também uma primeira tentativa para consolidar o calendário para o próximo ano.

De acordo com declarações do delegado-geral Thierry Frémaux ao "Variety", o festival mantém o seu agendamento. Ou seja:

* 11 a 22 de Maio de 2021

Ao mesmo tempo, "em sintonia com as autoridades locais", o certame tem um plano de contingência, não com uma, mas três datas alternativas:

* primeira metade de Julho
* segunda metade de Julho
* segunda metade de Agosto

Os dados estão lançados. O planeta cinéfilo deseja que este festival — e muitos outros, também adiados ou adaptados às limitações impostas pela pandemia — seja um acontecimento vital do próximo ano cinematográfico.

por
publicado 16:13 - 28 outubro '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival