Cinco filmes portugueses no Festival de Roterdão
"A Criança", produção do português Paulo Branco, integra a competição principal do festival holandês.

Cinema PortuguêsFestival  

Cinco filmes portugueses no Festival de Roterdão

Pedro Neves Marques, Ágata de Pinho e Edgar Pêra juntam-se a Leonor Noivo e à coprodução luso-francesa "A Criança", na programação do festival.

Novos filmes de Pedro Neves Marques, Ágata de Pinho, Leonor Noivo e Edgar Pêra vão ser apresentados no festival de cinema de Roterdão, anunciou hoje a organização do evento que também contará com obras de Ondjaki e Sarah Maldoror.

Na competição de curtas-metragens vão estar “Becoming Male in the Middle Ages”, de Pedro Neves Marques, e “Madrugada”, de Leonor Noivo, em estreia internacional após ter conquistado o prémio de melhor filme da competição nacional no Curtas de Vila do Conde.

Já Ágata de Pinho vai apresentar “Azul” na secção de “Curta & Média duração” onde o angolano Ondjaki mostra “Vou mudar a cozinha” e Aurélie Oliveira Pernet apresenta "As sacrificadas", coprodução luso-suíça que retrata uma mulher e a sua mãe num campo português devastado pelos incêndios.

Na secção “Cinema Recuperado”, que apresenta “clássicos restaurados, documentários sobre cultura cinematográfica e explorações da herança do cinema”, vai ser exibido o histórico “Sambizanga”, da francesa Sarah Maldoror, sobre a Guerra de Independência de Angola.

Após a retrospetiva da sua obra em 2019, Edgar Pêra leva aos Países Baixos o seu “Kinorama - Cinema fora de órbita”, apresentado em outubro no DocLisboa.

Na principal secção competitiva surge "A Criança", realizada pelos franceses Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois, coprodução luso-francesa com técnicos e elenco maioritariamente portugueses.

A 51.ª edição do festival internacional de cinema de Roterdão decorre de 26 de janeiro a 6 de fevereiro. Pelo segundo ano consecutivo decorrerá apenas online devido à pandemia.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsFestival