Cinema português exibido em Nova Iorque
"No Táxi do Jack", de Susana Nobre, será um dos filmes exibidos no ciclo nova iorquino.

Cinema Português  

Cinema português exibido em Nova Iorque

Mais de 20 filmes vão ser exibidos em junho no Anthology Film Archives.

Duas dezenas de filmes portugueses, de realizadores como Leonor Teles, Paulo Carneiro e Laura Carreira, vão ser exibidos em junho no centro Anthology Film Archives, em Nova Iorque, revelou a organização.

O ciclo, intitulado "New Tales From Portuguese Cinema", decorrerá de 24 a 30 de junho, e pretende "dar a conhecer as perspetivas de uma nova geração de realizadores, cujos filmes traduzem reflexões artísticas, sociais e políticas que marcam o século XXI", refere a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Citado em comunicado da FLAD, o programador convidado deste ciclo, Francisco Valente, explica que os 18 realizadores escolhidos se distinguem "pelo seu compromisso inquebrável de usar o ecrã para expressar a sua liberdade individual, para refletir sobre as suas identidades raciais e de género", e para desenvolver narrativas que comentam e expandem a realidade deles.

Entre os filmes escolhidos, entre ficção, documentário, entre longas e curtas-metragens, estão "Terra Franca" e "Balada de um batráquio", de Leonor Teles, "Verão Danado", de Pedro Cabeleira, "No táxi do Jack", de Susana Nobre, e "The Shift", de Laura Carreira.

A eles juntam-se "Tracing Utopia", de Catarina de Sousa e Nick Tyson, "Rio Corgo", de Maya Kosa e Sérgio da Costa, "Bostofrio", de Paulo Carneiro, e "Metáfora ou a tristeza virada do avesso", de Catarina Vasconcelos.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português