Cinemateca lança iniciativa para o período de isolamento

Cinema Português  

Cinemateca lança iniciativa para o período de isolamento

A Cinemateca Portuguesa lança esta semana uma iniciativa destinada à divulgação de parte do seu acervo na Internet.

A partir desta semana, a Cinemateca Portuguesa lança a iniciativa “Gestos & Fragmentos” que permitirá aceder a filmes, peças museográficas e registos da vida da Cinemateca.

Num primeiro momento, a iniciativa envolve quatro secções.

A disponibilização temporária de longas-metragens do cinema português, preservadas e digitalizadas em alta definição. Os primeiros títulos são "Lisboa, Crónica Anedótica" (J. Leitão de Barros, 1930) e "Os Verdes Anos" (Paulo Rocha, 1963). Seguir-se-ão outros filmes, ao ritmo de dois por semana. No período do 25 de Abril será ainda disponibilizado um conjunto de filmes dedicados ao tema.

Destinados aos mais jovens, a Cinemateca Júnior disponibiliza um espetáculo de Lanterna Mágica e propostas de programas (com sugestão de utilização por parte de pais e professores) compostos por filmes disponíveis na Cinemateca Digital.

Dentro da secção, “O museu vai a casa” serão destacados objetos e aparelhos da História e Pré-História do Cinema, pertencentes à coleção da Cinemateca.

Por fim, estará online a rubrica “Textos & Imagens”, com ensaios sobre documentos bibliográficos e iconográficos conservados e trabalhados pelo Centro de Documentação e Informação da Cinemateca.

Seguir-se-ão novas rubricas, entre as quais aquela em que serão divulgadas conferências e debates da rubrica de programação “Histórias do Cinema”, que, ao longo da última década, trouxe à Cinemateca grandes nomes da crítica e historiografia de cinema.

De acordo com a Cinemateca, estas iniciativas serão lançadas durante o período em que as salas da instituição se encontram encerradas. Alguns conteúdos ficarão disponíveis a longo prazo e algumas das rubricas tornar-se-ão residentes no sítio da Cinemateca.

Os conteúdos acima referidos e a respetiva programação estão disponíveis no sítio oficial da Cinemateca Portuguesa.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português