Cinemateca reabre com novo filme de Godard
Jean Luc-Godard no trabalho (com o seu colaborador Fabrice Aragno)

Mais cinema  

Cinemateca reabre com novo filme de Godard

"Le Livre d'Image", de Jean-Luc Godard, será o filme de abertura da nova temporada de programação da Cinemateca Portuguesa; a evocação de Rita Hayworth e uma retrospectiva Straub/Huillet são outros acontecimentos marcantes em Setembro.

Artigo recomendado:
Cinemateca reabre com novo filme de Godard
Cannes 2018
Godard: cineasta, escritor, pintor Grande acontecimento no Festival de Cannes de 2018: "Le Livre d'Image" prolonga de forma fulgurante o trabalho de Jean-Luc Godard sobre a ...

"Le Livre d' Image", o mais recente trabalho de Jean-Luc Godard (revelado em Maio, no Festival de Cannes), é o filme de abertura da nova temporada da Cinemateca Portuguesa — com o título português "O Livro de Imagem", será exibido numa sessão especial, a 1 de Setembro, 21h30; a sua estreia ocorrerá em Outubro, com distribuição da Midas Filmes.

Eis dois outros destaques da programação:

— RITA HAYWORTH: no ano em que se assinala o centenário da actriz (1918-1987), será possível ver ou rever alguns dos títulos míticos de uma das figuras lendárias de Hollywood, a começar por "Gilda" (1946), de Charles Vidor (dia 3, 15h30).

— JEAN-MARIE STRAUB e DANIÈLE HUILLET: são autores de uma das obras mais radicais, e também mais fascinantes, do cinema moderno (ele completou 85 anos em Janeiro, ela faleceu em 2006, contava 70 anos); ou como o cinema nasce da verdade mais íntima da palavra, quer na sua dimensão filosófica, quer enquanto matéria poética — a começar, dia 3, 19h00, com "Sicília" (1999), seguido de "6 Bagatelas" (2004), curta-metragem de Pedro Costa organizada a partir de imagens não utilizadas na montagem do filme que Costa dedicou ao casal, "Onde Jaz o teu Sorriso?" (2001).

Ao longo do mês de Setembro, serão homenageados Joana Pimentel e António Loja Neves. Em sessões "in memoriam", estarão também em destaque Milos Forman, Ermanno Olmi e Nelson Pereira dos Santos.
 
No dia 29, às 21h30, será projectado o filme soviético "À Beira do Mar Azul" (1933), de Boris Barnet, numa sessão que servirá também para o lançamento do primeiro volume dos “Escritos sobre cinema de João Bénard da Costa”.

No site da Cinemateca, o programa integral do mês, em formato pdf, está disponível para download.

por
publicado 20:09 - 26 agosto '18

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema