Cinemax exibe Arena de João Salaviza
Carloto Cota/Mauro em "Arena".

Curta-metragem  

Cinemax exibe "Arena" de João Salaviza

O filme premiado com a Palma de Ouro no festival de Cannes inaugura um programa especial dedicado ao cinema do realizador português. "Arena" é exibido quarta-feira, 11 novembro, na RTP2.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Cinemax exibe Arena de João Salaviza
Montanha Um Verão quente em Lisboa. David, 14 anos, aguarda a morte iminente do avô, mas recusa-se a visitá-lo, temendo esta perda terrível. A mãe, Mónica, passa as noites no hospital. O vazio pela falta do avô obriga David a tornar-se o homem da casa. David não se sente pronto para assumir este novo papel, mas o fim da infância aproxima-se sem que ele se aperceba…
Artigo recomendado:
Cinemax exibe Arena de João Salaviza
Cinema Português
João Salaviza abre horizonte em Cannes "Arena", a segunda curta-metragem realizada pelo jovem João Salaviza, ganhou a Palma de Ouro.

Novembro é o mês de João salaviza no Cinemax Curtas. Em três sessões exibiremos um programa especial que complementa a estreia de "Montanha", a primeira longa-metragem do realizador (em exibição nos cinemas a partir de 19 novembro).

Esta programação dedicada ao cinema de Salaviza inclui as três curtas-metragens de ficção do realizador: "Rafa", "Cerro Negro" e "Arena", Palma de Ouro no festival de Cannes 2009 e prémio melhor curta-metragem portuguesa no IndieLisboa'09.
 
O programa especial de três curtas começa com a exibição de "Arena", o primeiro filme profissional de Salaviza, centrado em Mauro (carloto Cota), um rapaz que cumpre prisão domiciliária e que enfrenta o dilema de ter que transgredir a lei para acertar contas com um bando de miúdos marginais.

Quando recebeu o prémio no festival de Cannes, João Salaviza agradeceu ao Festival a oportunidade que lhe foi dada para mostrar o seu amor ao cinema: "Penso que o cinema está vivo e este prémio também pertence à nova geração e partilho-o convosco".

Numa nota escrita quando "Arena" foi exibido no IndieLisboa, o realizador esclareceu que pretendeu "captar a tensão dos momentos em que nada se altera."

Ao filmar o Mauro em prisão domiciliária, Salaviza confrontou-se com a condição de um homem que não tem para onde ir. "Segui esta ideia, desde o guião até à montagem. O princípio é de que os planos não se antecipam às deambulações do protagonista, nem lhe sugerem caminhos que ele, simplesmente, não pode ver."

João Salaviza defendeu ainda que Arena é um filme sobre violência urbana e juvenil, sobre bairros problemáticos que são verdadeiras "bombas-relógio". O filme foi rodado no Bairro da Flamenga na Bela Vista.

  • Cinemax exibe Arena de João Salaviza
    VENEZA 2015: "MONTANHA"
    João Salaviza escala a sua montanha
    Depois de "Arena" e "Rafa", João Salaviza capta mais intensamente o esplendor da adolescência. O realizador falou com o CINEMAX sobre a sua ...
por
publicado 10:41 - 10 novembro '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragem