Susana Nobre na Quinzena dos Realizadores

Cinema PortuguêsCannes 2015  

Susana Nobre na Quinzena dos Realizadores

Curta-metragem "Provas, Exorcismos" será exibida na secção paralela do festival de Cannes.

Artigo recomendado:
Susana Nobre na Quinzena dos Realizadores
Cinema Português
"As Mil e Uma Noites" de Miguel Gomes, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes Os três volumes do novo filme do realizador português terão estreia mundial na Quinzena dos realizadores que decorrerá de 14 a 24 de maio.

A curta-metragem "Provas, Exorcismos", de Susana Nobre, produzido pela Terratreme, vai integrar a 47ª edição da Quinzena dos Realizadores,

É o segundo filme português incluído na Quinzena onde será exibida mais recente longa-metragem do cineasta Miguel Gomes, "As Mil e Uma Noites", produzido por O Som e a Fúria.

Os programadores responsáveis pela seleção dos filmes da Quinzena dos Realizadores referiram que "Provas, Exorcismos", de Susana Nobre, se destacou "pelo forte impacto sociopolítico da narrativa", segundo a mesma fonte.

O filme conta a história de Óscar Germano, um operário que se vê confrontado com o encerramento da fábrica onde trabalhou durante 25 anos, em Alhandra, e procura um novo emprego.

Num texto sobre o filme divulgado pela Agência da Curta-Metragem, que representa os direitos do filme, a realizadora refere que "a história deste filme é uma forma de exorcismo".

"Apesar do trabalho irrisório que executava, este conferia harmonia e equilíbrio ao seu dia-a-dia. Óscar junta-se aos seus colegas para fazer prova de resistência face ao iminente fecho da fábrica", descreve Susana Nobre, mas a empresa acaba por fechar.

A curta-metragem mostra os rituais quotidianos da vida da casa, do trabalho, numa pequena localidade onde a paisagem é marcada pelo rio, a serra, a fábrica e a linha do comboio.

Óscar acaba por arranjar um novo emprego na fábrica onde teve a sua primeira experiência profissional, aos 16 anos, e ficou com um dedo mutilado num acidente.

A Quinzena dos Realizadores, secção paralela ao Festival de Cannes, foi criada em 1969 com o objetivo de apresentar filmes não só de realizadores emergentes, mas também de autores consagrados.

Susana Nobre nasceu em Lisboa em 1974, é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e, em 2010, lecionou a cadeira de Realização Cinematográfica na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.

O festival de Cannes decorrerá entre 14 e 24 de maio em França.

por
publicado 15:31 - 21 abril '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsCannes 2015