Começou o festival de San Sebastian
"Great Yarmouth - Provisional Figures", do português Marco Martins.

Festival  

Começou o festival de San Sebastian

O Festival de Cinema de San Sebastian começou a 70ª edição sem a actriz Glenn Close, que anulou a presença como presidente do júri por razões "familiares".

Um total de 17 filmes estão em competição na edição deste ano do Festival de Cinema de San Sebastian, que entregará prémios honorários à actriz francesa Juliette Binoche e ao realizador canadiano David Cronenberg.

Com uma forte presença de filmes latino-americanos e espanhóis, a selecção oficial abre com "Modelo 77" de Alberto Rodriguez, um filme sobre um grupo de prisioneiros em busca de amnistia após a morte do ditador Franco em 1975.

Entre as longas-metragens em competição na cidade costeira do País Basco, no norte de Espanha, está também "Great Yarmouth - Provisional Figures", do português Marco Martins, e o francês "Le Lycéen", de Christophe Honoré, com Juliette Binoche e Vincent Lacoste, acerca de uma jovem de 17 anos cuja vida se desmorona subitamente.

Neil Jordan, com "Marlowe", Urlich Seidl, com "Sparta" e Hong Sangsoo, com "Walk Up", são outros dos filmes que vão ser exibidos ao longo dos próximos dias na principal secção.

O festival de San Sebastian, que se realiza todos os anos depois de Cannes, Berlim e Veneza, deveria ser presidido este ano pela actriz americana Glenn Close. Mas esta última anunciou na terça-feira que não poderia comparecer devido a uma "emergência familiar".

Na sua ausência, a presidência foi júri foi assumida pelo produtor argentino Matías Mosteirín.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival