Cosmos de Zulawski em Locarno
Andrzej Zulawski na rodagem de uma cena do filme.

Festival  

"Cosmos" de Zulawski em Locarno

Filme produzido por Paulo Branco integra competição do festival suiço.

O filme "Cosmos", do realizador polaco Andrzej Zulawski, que foi rodado no ano passado em Portugal, foi selecionado para a competição internacional do Festival de Cinema de Locarno, em agosto, na Suíça.

A programação do festival só será revelada no próximo dia 15, mas a organização anunciou hoje a seleção de dois filmes para a competição internacional, feitos por realizadores que, "à maneira deles, causaram grande impacto em edições anteriores": "Right now, wrong then", de Hong Sang-soo, e "Cosmos", de Zulawski.

Baseado num romance homónimo de Witold Gombrowicz, "Cosmos" contou com produção de Paulo Branco e foi rodado em Sintra, Mafra e Covilhã. Do elenco fazem parte Victoria Guerra, uma das protagonistas, Ricardo Pereira e António Simão.

Coproduzido pela Leopardo Filmes Portugal e pela Alfama Films de Paris, ambas de Paulo Branco, o filme conta com apoio da RTP e do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Em novembro passado, o Lisbon & Estoril Film Festival dedicou uma retrospetiva a Andrzej Zulawski, com a exibição de, entre outros, "O importante é amar" (1975), "Possessão" (1981), "A mulher pública" (1984), "A raiva do amor" (1985) e "As minhas noites são mais belas que os vossos dias" (1989).

Andrzej Zulawski regressa ao festival de Locarno, onde já presidiu ao júri, em 1981. Paulo Branco também presidiu ao júri do festival em 2011.

A 68ª edição do Festival de Cinema de Locarno decorrerá de 5 a 15 de agosto.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival