David Cronenberg e Juliette Binoche homenageados em San Sebastian
David Cronenberg, um dos homenageados no próximo Festival de Cinema de San Sebastian.

Festival  

David Cronenberg e Juliette Binoche homenageados em San Sebastian

Os prémios de carreira pelo contributo para o cinema serão entregues em setembro.

O Festival de Cinema de San Sebastian, que terá lugar de 16 a 24 de setembro, em Espanha, vai prestar homenagem a David Cronenberg. O realizador canadiano receberá um prémio honorário que reconhece "a carreira de um dos cineastas mais singulares dos últimos 50 anos", anunciaram os organizadores.

Será entregue a 21 de setembro, durante a projecção de "Crimes do Futuro", o seu mais recente filme que também integrou a competição da edição deste ano do Festival de Cannes.

"Um mestre do horror, das atmosferas perturbadoras e de um universo tão pessoal quanto intransmissível, Cronenberg realizou uma vintena de longas-metragens, incluindo algumas que se tornaram clássicos da ficção científica, do horror, do drama psicológico e dos thrillers", afirma o comunicado do festival espanhol.

Cronenberg, 79 anos, realizou títulos como "Scanners" (1981), "A Mosca" (1986), "Crash" (1996), "Uma História de Violência" (2005), ou "Cosmopolis" (2012) e dirigiu actores como Willem Dafoe, Geena Davis, Michael Fassbender, Jeff Goldblum, Martin Sheen e Naomi Watts.

O outro prémio honorário do festival irá para a actriz francesa Juliette Binoche.

Juliette Binoche, 58 anos, será homenageada "pela sua vasta carreira, durante a qual interpretou quase 75 personagens, desde as heroínas mais poderosas até às mais frágeis, incluindo figuras históricas, papéis dramáticos e cómicos".

O rosto da actriz, que ganhou um Óscar por "O Paciente Inglês", de Anthony Minghella, em 1996, está também no cartaz da 70.ª edição.

Cronenberg e Binoche juntam-se à lista de actores homenageados pelo Festival de San Sebastian que inclui Gregory Peck (1986), Bette Davis (1989), Lauren Bacall (1992), Catherine Deneuve (1995), Isabelle Huppert (2003) e, no ano passado, Johnny Depp, que já estava envolvido em problemas legais com a sua ex-mulher Amber Head, facto que não deixou de criar controvérsia.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival