Duas curtas de animação dos estúdios BAP no festival de Zagreb

AnimaçãoCinema Português  

Duas curtas de animação dos estúdios BAP no festival de Zagreb

Dois filmes portugueses produzidos pela cooperativa de cinema de animação BAP Studio integram a competição do Festival de Cinema de Animação de Zagreb, previsto para junho na Croácia.

De acordo com a programação anunciada, na competição internacional estarão as curtas-metragens "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves, e "Garrano", de David Doutel e Vasco Sá.

O festival de Zagreb, dedicado apenas ao cinema de animação, recebeu 1.800 filmes de 91 países, metade dos quais para a competição internacional, tendo sido escolhidos apenas 47 para exibição nesta secção, incluindo as duas produções portuguesas.

"O Homem do Lixo" é o mais recente filme escrito e realizado em nome próprio por Laura Gonçalves, depois de em 2017 ter coassinado a curta "Água Mole", com Alexandra Ramires.

Com estreia internacional marcada para Zagreb, o filme é sobre recordações e memórias, a partir da história de vida "do tio Botão", que trabalhou emigrado em França como homem do lixo, lê-se na sinopse.

Antes do festival croata, "O Homem do Lixo" integra este mês a competição portuguesa do festival Monstra, em Lisboa.


"Garrano" volta a juntar os realizadores e produtores Vasco Sá e David Doutel, numa ficção sobre um rapaz que é pago para atear um fogo num pinhal.

Os dois realizadores já partilharam a experiência da realização de cinema de animação em outras três curtas-metragens: "O Sapateiro" (2011), "Fuligem" (2014) e "Agouro" (2018).

"O Homem do Lixo" e "Garrano" são duas das mais recentes produções da BAP Studio, uma cooperativa dedicada ao cinema de animação, no Porto, com uma década de existência e que se autonomizou a partir da produtora Bando à Parte, de Rodrigo Areias.

Entre os filmes já produzidos, e premiados internacionalmente, estão "Elo" (2020), de Alexandra Ramires, "Purpleboy" (2019), de Alexandre Siqueira, e "Das Gavetas Nascem Sons", de Vitor Hugo Rocha.

A propósito do décimo aniversário - assinalado em 2021 -, o trabalho do BAP Studio é o motivo de uma exposição, sobre dez filmes nele produzidos, que está já patente na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, no âmbito do festival Monstra.

Fundado em 1972, o Festival de Cinema de Animação de Zagreb decorrerá de 6 a 11 de junho.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de AnimaçãoCinema Português