Cannes 2014  

Duas curtas portuguesas no Festival de Cannes

Filme de animação experimental de Margarida Rego e ficção de Carlos Conceição estão incluídos nas seleções de curtas-metragens de secções pararelas do festival.

O filme "Caça Revoluções" de Margarida Rego vai ser exibido na seleção de curtas-metragens da Quinzena dos Realizadores, do festival de Cannes (ver trailer).

A realizadora Margarida Rego desenvolveu este filme esperimental a partir de uma fotografia tirada em 1974, "pouco depois da Revolução Portuguesa sair às ruas".

Através dessa fotografia tenta "entrar dentro de um tempo em que não viveu e perceber o que significa fazer parte de uma revolução ou o que significa lutar por um país".

"A Caça Revoluções" é definido na nota de inteções como "um encontro entre dois países, entre duas lutas e entre duas pessoas que procuram a transformação de um país".



Carlos Conceição marca presença na Semana da Crítica
A curta-metragem "Boa noite Cinderela", de Carlos Conceição, foi selecionada para a Semana da Crítica, evento paralelo ao festival.

Dedicada a novos talentos, a Semana da Crítica decorrerá de 15 a 23 de maio, contando com uma competição de longas e curtas-metragens, entre as quais a produção portuguesa "Boa Noite Cinderela", de Carlos Conceição.

O realizador recupera o conto popular da Gata Borralheira, contando uma "versão mais carnal, mais materialista, menos romântica, onde é imprecisa a fronteira que separa o desejo de ter e de ser a dona do sapato".

"Boa Noite Cinderela" conta com Joana de Verona (foto), João Cajuda e David Cabecinha no elenco.

Este é o quinto filme de Carlos Conceição, nascido em Angola em 1979, juntando-se a "Versailles" (2013), "O inferno" (2011), "Carne" (2010) e "Duas aranhas" (2009).

A Semana da Crítica promove novos talentos enquanto que a a Quinzena dos Realizadores valoriza autores novos ou veteranos com uma forte identidade artística. Ambas as secções são competitivas e decorrem paralelalmente ao Festival de Cannes entre 15 e 23 de maio.

Os dois filmes foram igualmente selecionados para a competição de curtas-metragens do IndieLisboa que começa no dia 24 de abril.

por
publicado 11:11 - 22 abril '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2014