Era uma Vez em Hollywood não será estreado na China
Brad Pitt e Mike Moh — memórias de Bruce Lee em Hollywood

Cinema norte-americano  

"Era uma Vez em Hollywood" não será estreado na China

"Era uma Vez em Hollywood", nono título da filmografia de Quentin Tarantino, não vai ser exibido nas salas da China. A representação da personagem de Bruce Lee poderá estar na origem na decisão das autoridades chinesas.

Crítica recomendada:
Era uma Vez em Hollywood não será estreado na China
Estreias
Hollywood é uma fábula Foi um dos momentos altos do Festival de Cannes, ficando também, desde já, como um dos títulos fundamentais do ano de 2019: com "Era uma ...

"Era uma Vez em Hollywood", o filme de Quentin Tarantino que evoca os bastidores do cinema e da televisão dos EUA no ano de 1969, não será estreado nas salas da China. Embora o seu lançamento a 25 de Outubro já estivesse agendado, informações de última hora garantem que a respectiva autorização foi revogada.

A notícia foi avançada por "The Hollywood Reporter". Apesar de não haver qualquer comunicação oficial sobre os fundamentos da decisão, aquela publicação cita rumores de uma intervenção directa de Shannon Lee, filha de Bruce Lee (1940-1973), junto do organismo coordenador do cinema no mercado chinês.

Shannon Lee já dera conta publicamente do seu desagrado pelo modo como é representada a personagem do pai, interpretado por Mike Moh. Bruce Lee é a única personagem de ascendência chinesa presente em "Era uma Vez em Hollywood" — recorde-se que o filme inclui uma cena de confronto e desafio de Lee com Cliff Booth, duplo cinematográfico e televisivo interpretado por Brad Pitt.

Segundo as primeiras informações, a Bona Film Group, companhia chinesa sediada em Pequim, coprodutora de "Era uma Vez em Hollywood", estaria a trabalhar com Quentin Tarantino no sentido de remontar o filme, de modo a apresentar uma versão "alternativa" para ser lançada na data prevista.

Entretanto, cerca de 12 horas depois da primeira notícia, e ainda segundo "The Hollywood Reporter", essa hipótese não se confirmou. Detentor dos direitos, por contrato, do final cut de todos os seus filmes, Tarantino não fará qualquer alteração na montagem de "Era uma Vez em Hollywood".

por
publicado 18:37 - 19 outubro '19

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americano