FestivalAnimação  

Estónia, Brasil e Portugal: a Monstra no Cinemax

O Festival de animação de Lisboa começa no Cinemax com três curtas-metragens que serão exibidas nas sessões de 28 fevereiro, 1 e 8 de março. Quarta-feira, RTP2, 00h00.

Artigo recomendado:
Estónia, Brasil e Portugal: a Monstra no Cinemax
Festival
Monstra 2018 apresenta programação Antestreia de "Early Man" e a presença da Estónia como país convidado são os pontos altos do festival de cinema de animação que decorre em ...

O ano da maioridade da Monstra é assinalado no Cinemax com um programa especial de três curtas-metragens que refletem apostas da programação do Festival de animação de Lisboa.

A Estónia é o país convidado no ano em que celebra um século de existência. A Monstra organiza uma retrospetiva que será marcada por grandes obras e grandes mestres como Kaspar Jancis, Priit Tender, Chintis Ludgren, Rao Heidmets ou Priit Parn, este ultimo autor da ilustração do cartaz da edição 2018. A curta-metragem "Body Memories", de Ülo Pikov, prémio de melhor curta na competição internacional da Monstra em 2012, será exibida no Cinemax.

A Monstra assinala também o centenário da animação brasileira com um programa especial. O Cinemax exibe a curta "Projeto do Meu Pai" de Rosária Moreira

Na competição portuguesa surgem 12 filmes candidatos ao prémio Sociedade Portuguesa de Sutores - Vasco Granja, o que representa uma participação recorde. A curta-metragem "A Tocadora" de Joana Imaginário, será exibida neste micro programa televisivo.

A Monstra 2018 no Cinemax CurtasSessão 28 fevereiro
Body Memory, Ülo Pikkov | Estónia | 9 min | 2011



O nosso corpo lembra-se mais do que esperamos e imaginamos. Lembra-se também da mágoa e da dor dos nossos predecessores, sustentando as histórias dos nossos pais e avós tal como dos seus ancestrais. Mas quão atrás é possível recuar na memória do nosso corpo?

Sessão 1 março
O projeto do Meu Pai, Rosária Moreira | Brasil | 6 min | 2016



Eu tenho um amigo que diz que a gente precisa desenhar uma mesma coisa mil vezes, até ela ficar do jeito que a gente acha que é.


Sessão 8 março
A Tocadora, Joana Imaginário | Portugal | 8 min | 2017



Por equívoco, ela bebe a água de lavar os pincéis e transforma-se em desenho. Seguimos a Tocadora no seu processo criativo como percurso imaginado.



por
publicado 17:20 - 27 fevereiro '18

Recomendamos: Veja mais Artigos de FestivalAnimação