FIPRESCI consagra Nomadland como filme do ano
Chloé Zhao (à esquerda) e Frances McDormand (à direita) durante a rodagem de "Nomadland"

Prémios  

FIPRESCI consagra "Nomadland" como filme do ano

Depois de uma interrupção em 2020, devido ao Covid-19, a Federação Internacional de Críticos de Cinema volta a atribuir o seu Grande Prémio — "Nomadland", de Chloé Zhao, foi o escolhido.

Crítica recomendada:
FIPRESCI consagra Nomadland como filme do ano
Estreias
Uma viagem sem fim Realizado por uma cineasta chinesa que há muito vive nos EUA, "Nomadland" é uma colecção de retratos de personagens atingidas pela recessão ...

A FIPRESCI já escolheu o melhor filme de 2021, ao qual vai atribuir o seu Grande Prémio — a honra caberá a "Nomadland", de Chloé Zhao, que assim se transforma na primeira realizadora chinesa a receber esta distinção.

A Federação Internacional de Críticos de Cinema retoma, assim, a sua escolha anual, interrompida em 2020 devido à pandemia e ao cancelamento de muitos festivais e estreias.

"Nomadland" integrava uma lista de cinco títulos, finalistas do processo de escolha dos membros da FIPRESCI. Os restantes quatro eram:
— "Mais uma Rodada", de Thomas Vinterberg (Dinamarca);
— "Quo Vadis, Aida?", de Jasmila Zbanic (Bósnia e Herzegovina);
— "Má Sorte no Sexo ou Porno Acidental", de Radu Jude (Roménia);
— "What Do We See When We Look at the Sky", de Alexandre Koberidze (Geórgia).

Recorde-se que no passado dia 25 de abril "Nomadland" ganhou três Óscares, incluindo o de melhor filme do ano. Zhao e Frances McDormand arrebataram os outros dois nas categorias de melhor realização e melhor actriz, respectivamente.

Grande Prémio 2021 da FIPRESCI será entregue no dia 17 de setembro, durante a gala de abertura do 69º Festival de San Sebastian.

por
publicado 00:44 - 19 agosto '21

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema