Festival de Cinema de Berlim será virtual e online em 2021

Festival  

Festival de Cinema de Berlim será virtual e online em 2021

Novo lockdown imposto na capital alemã força os organizadores a optar por uma versão digital. Algumas sessões com presença de público poderão ser agendadas para o verão.

O Festival de Cinema de Berlim, previsto de 11 a 21 de fevereiro 2021, não terá lugar nos moldes habituais, adianta hoje a imprensa alemã. Pela primeira vez nos seus 71 anos o certame ocorrerá sem público, com alguns eventos organizados online.

A decisão surge um dia após o aumento de infeções por Covid-19 ter obrigado a novo encerramento de todas as atividades não essenciais na Alemanha. Na base do adiamento estará ainda a relutância dos principais financiadores em comprometerem-se numa altura em que as limitações e os riscos são muito fortes.

O festival alternativo começará duas semanas mais tarde, nos primeiros dias de março. A Berlinale mantém a intenção de anunciar o alinhamento da seleção oficial, e de promover as respetivas competições. Os jurados poderão ver os filmes através de projeções online. Desconhece-se ainda se estas sessões digitais estarão abertas à imprensa.

O regresso do público, caso as condições de saúde pública assim o permitam, poderá acontecer durante a primeira quinzena de junho, com a projeção dos filmes da competição principal e de outras secções em sessões em sala e ao ar livre por diversos locais da cidade. Conta-se também que os vencedores dos prémios possam receber os respetivos Ursos nessa altura.

O European Film Market, que decorre em paralelo com o Festival de Cinema de Berlim, seguirá o exemplo e terá lugar somente através de sessões e encontros virtuais.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival