Cinema PortuguêsCannes 2022  

"Ice Merchants" do português João Gonzalez premiado na Semana da Crítica de Cannes

O filme venceu o Prémio Descoberta atribuído à melhor curta-metragem da secção.

A animação "Ice Merchants" do realizador português João Gonzalez venceu o prémio de melhor curta-metragem da Semana da Crítica, uma das secções paralelas do Festival de Cannes.

É a primeira vez que uma animação é premiada na Semana da Crítica e a segunda presença de um filme português no palmarés após "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmid, ter recebido o Grande Prémio em 2018.

Cineasta, animador, ilustrador e músico com formação em piano clássico, o portuense João Gonzalez formou-se na ESMAD, em Portugal, e obteve um mestrado no Royal College of Art no Reino Unido. Nestas escolas realizou dois filmes premiados: "Nestor" e "The Voyager".

Em "Ice Merchants", um homem e o seu filho saltam todos os dias de pára-quedas da sua casa fria ao lado de um penhasco vertiginoso até à aldeia lá em baixo, bem longe, onde vendem os gelados que produzem.

Organizada pelo Sindicato Francês de Críticos de Cinema desde 1962, a Semana da Crítica concentra a sua atenção em jovens criadores de todo o mundo.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsCannes 2022