Leão de Ouro para Catherine Deneuve em Veneza

Veneza 2022  

Leão de Ouro para Catherine Deneuve em Veneza

O prémio honorário será entregue na próxima edição do festival que decorre de 31 de agosto a 10 de setembro.

A estrela francesa Catherine Deneuve receberá um Leão de Ouro honorário no 79º Festival de Veneza, que decorre de 31 de agosto a 10 de setembro, anunciou o festival de cinema mais antigo do mundo, na quarta-feira.

"É uma alegria receber este prestigioso prémio no Festival de Veneza, que conheço e adoro há muito tempo, desde que a "Belle de jour" de Luis Buñuel ganhou o Leão de Ouro", afirma a actriz de 78 anos de idade citada no comunicado de imprensa do festival.

Foi Alberto Barbera, diretor do festival, que propôs a entrega do prémio a Catherine Deneuve.

Barbera sauda "uma diva eterna, um verdadeiro ícone do cinema (...) entre os maiores intérpretes da história do cinema" e recorda igualmente "o Leão de Ouro ganho por "Belle de jour" em 1967, bem como a sua Taça Volpi para melhor actriz ganha por "Place Vendôme" de Nicole Garcia em 1998".

Destaca também "as colaborações artísticas (da actriz) com alguns dos mais importantes actores e realizadores europeus: Roger Vadim, Jacques Demy, Luis Buñuel, François Truffaut, Roman Polanski, Marco Ferreri, Marcello Mastroianni e Gérard Depardieu".

No decurso da sua longa carreira, Catherine Deneuve recebeu inúmeros prémios, incluindo dois Césars para melhor actriz (em 1981 por "Le Dernier Métro" e em 1993 por "Indochine") uma Palma de Honra em Cannes em 2005, bem como o Urso de Prata para melhor contribuição artística em Berlim em 2002 por "Huit femmes" de François Ozon.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Veneza 2022