MOTELX revela quase inédito de António Macedo
"O Segredo das Pedras Vivas" — pela primeira vez num ecrã de cinema

Festival  

MOTELX revela "quase" inédito de António Macedo

O português António Macedo, o polaco Walerian Borowczyk e o italiano Ruggero Deodato estão entre os autores em destaque na 10º edição do MOTELX — o Festival Internacional de Cinema de Terror começa a 6 de Setembro.

O MOTELX (Festival Internacional de Cinema de Terror) anunciou a programação da sua 10ª edição. A realizar-se em Lisboa, entre 6 e 11 de Setembro, o certame terá como principal novidade uma secção competitiva internacional de longas-metragens, a par da já existente destinada às curtas de produção portuguesa — os vencedores dessas duas áreas estarão presentes nos prémios Méliès d’Argent, a atribuir na gala anual da Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico.

As memórias das edições anteriores surgirão através de um livro, do jornalista e crítico João Antunes — chama-se "10 Anos de Terror" e propõe uma antologia de entrevistas com diversos cineastas cujos trabalhos passaram em anteriores edições do certame (ou vão passar este ano), incluindo os portugueses Tiago Guedes e Frederico Serra, Edgar Pêra e António Macedo.

António Macedo será uma das personalidades em destaque, já que o festival vai projectar "O Segredo das Pedras Vivas", inédito absoluto nas salas de cinema que, em cenários do Alentejo, explora as reminiscências e assombramentos de lendas tradicionais — foi exibido em 1992, em formato de mini-série, na RTP, com o título "O Altar dos Holocaustos".

No capítulo das homenagens, o festival recordará a obra do polaco Walerian Borowczyk (1923-2006), através da apresentação de cópias restauradas de dois dos seus títulos mais célebres: "O Monstro" (1975) e "Doutor Jekyll e as Mulheres" (1981). Este ano, o convidado especial é o italiano Ruggero Deodato, realizador de "Holocausto Canibal" (1980), título que ficou marcado por muitas polémicas nos mercados em que foi difundido.

O MOTELX terá sessões no Cinema São Jorge e no Teatro Tivoli, estando também previsto o tradicional período de warm-up (1 a 3 de Setembro), com projecções ao ar livre no Largo de São Carlos e no Beco da Rua da Moeda.

por
publicado 18:46 - 27 julho '16

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival