Mil e Uma Noites premiado em Sidney
Miguel Gomes numa cena do primeiro tomo da trilogia.

Cinema Português  

"Mil e Uma Noites" premiado em Sidney

Júri do festival australiano considerou "ambicioso e indignado".

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Mil e Uma Noites premiado em Sidney
Mil e Uma Noites Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde esta inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e ...

A trilogia "As mil e uma noites" de Miguel Gomes venceu o prémio do Festival de Cinema de Sidney.

Os filmes "O Inquieto", "O Desolado" e "O Encantado" fazem parte da trilogia que dura seis horas e que foi um dos destaques da organização para a 62.ª edição do festival, que classificou o projeto de Miguel Gomes como "ambicioso, indignado e com um humor desconcertante", um "novo filme extraordinário" que "cria um retrato preciso do Portugal recente".

Recorrendo a reportagens feitas pelas jornalistas Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João de Almeida Dias, Miguel Gomes traça a história de um país mergulhado numa crise económica, em austeridade e desemprego, misturando a fantasia dos contos populares árabes de "As mil e uma noites", narrados pela rainha persa Sherazade.

Os três volumes - são assim designados pela produtora - terão estreia nos cinemas portugueses a partir de outubro.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português