Cinema Português • Curta-metragem • Cannes 2022
"Mistida" de Falcão Nhaga selecionado na Cinéf do Festival de Cannes
A curta do jovem cineasta foi seleccionada para a secção competitiva dedicada a filmes de escola e novas vozes do cinema independente.
Artigo recomendado:
Cannes 2022
Filmes de Cristèle Alves Meira e João Gonzalez na Semana da Crítica de Cannes
"Alma Viva" e "Ice Merchants" integram a seleção hoje apresentada.
"Mistida", curta metragem do jovem cineasta Falcão Nhaga de vinte e dois anos, produzida pela Escola Superior de Teatro e Cinema, foi seleccionada pela Cinéf, a secção competitiva do Festival de Cannes dedicada a filmes de escola e novas vozes do cinema independente.
É a segunda vez em duas décadas que Portugal é representado na Cinéf (anteriormente Cinéfondation) e a segunda vez na história da competição que uma produção inteiramente portuguesa é seleccionada, depois das selecções de António Ferreira com a curta luso-alemã "Respirar (Debaixo d'Água)", de Simão Cayatte com o filme "A Viagem", realizado no âmbito dos seus estudos nos EUA, e da seleção de "Corte", de Afonso e Bernardo Rapazote, em 2020.
Em "Mistida", uma mãe imigrante (Bia Gomes), aflita das costas, liga ao filho (Welket Bungué) para que ele a ajude a carregar os sacos de compras para casa. Durante o percurso, conversam sobre o futuro através do passado, num regresso às suas amarguras e alegrias.
-
Cinema PortuguêsCannes 2022: "Fogo-Fátuo" de João Pedro Rodrigues na Quinzena dos Realizadores O novo filme do cineasta português é um dos 23 anunciados hoje no alinhamento da secção.
-
Cannes 2022Cannes 2022: Cronenberg, Ostlund e Dardenne em competição A seleção oficial da edição 75 foi hoje apresentada. O festival arranca a 17 de maio com a exibição de "Z", comédia de terror de Michel ...
por CINEMAX RTP
publicado 11:04 - 23 abril '22