Morreu Roger Michell, realizador de Notting Hill
Julia Roberts, Roger Michell e Hugh Grant — rodagem de "Notting Hill"

Obituário  

Morreu Roger Michell, realizador de "Notting Hill"

Roger Michell, realizador britânico que começou no teatro e passou pela televisão, faleceu aos 65 anos de idade: a comédia romântica "Notting Hill" foi o seu trabalho de maior sucesso.

"Notting Hill" foi o maior sucesso da sua multifacetada carreira, demonstrando os seus dotes para a comédia melodramática: Roger Michell, realizador britânico nascido na África do Sul, faleceu no dia 22 de setembro — contava 65 anos.

Toda a sua formação, e também o princípio da sua actividade profissional, passou pelo mundo do teatro. Foi director residente da Royal Shakespeare Company, entre 1985 e 1990. A partir do seu envolvimento com a BBC começou trabalhar como realizador, tendo-se distinguido com a mini-série "The Buddah of Suburbia" (1993), baseada no romance de Hanif Kureishi, com música de David Bowie.

Michell é, muito provavelmente, um daqueles cineastas cujos títulos de sucesso são mais conhecidos que o seu próprio nome. A comédia romântica "Notting Hill" (1999), com Julia Roberts e Hugh Grant, é exemplar das suas qualidades: colocar em cena uma teia de sentimentos e emoções fortemente apoiada na elaborada direcção de actores.


Entre os seus trabalhos mais importantes, incluem-se o drama "A Mãe" (2003) e "Vénus" (2006), retrato amargo e doce de um actor envelhecido que valeu a Peter O'Toole a sua oitava e derradeira nomeação para um Óscar (tinha recebido uma estatueta honorária em 2003) — ambos os filmes têm argumento de Kureishi.

"Blackbird - A Despedida" (2019) é o seu último filme estreado entre nós — com Susan Sarandon no papel central, nele se faz o retrato de um mulher com um doença terminal que decide reunir a família antes do desenlace fatal que ela própria planeou. A sua derradeira longa-metragem, "The Duke", com Helen Mirren e Jim Broadbent, estreou-se no Festival de Veneza de 2020, mas ainda não teve distribuição comercial.

por
publicado 01:54 - 25 setembro '21

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário