Morreu Stephen Sondheim, mestre do musical
Stephen Sondheim (1930 - 2021)

Obituário  

Morreu Stephen Sondheim, mestre do musical

Nome fulcral da história moderna do musical americano, Stephen Sondheim faleceu aos 91 anos de idade — o seu trabalho no teatro prolongou-se com igual brilhantismo no cinema.

Artigo recomendado:
Morreu Stephen Sondheim, mestre do musical
Cinema Norte-americano
"West Side Story", 2021 Esteve para estrear em dezembro de 2020, deverá chegar quase um ano depois: a nova versão de "West Side Story", dirigida por Steven ...

Mestre do musical made in USA, compositor e letrista de alguns dos clássicos absolutos do género, Stephen Sondheim faleceu no dia 26 de novembro em sua casa, em Roxbury, Connecticut — contava 91 anos.

Em algumas das suas obras, Sondheim foi apenas autor das letras. É o caso de "West Side Story" (1957) e "Gypsy" (1959), cujas partituras são assinadas por Leonard Bernstein e Jule Styne, respectivamente.

Em qualquer caso, o essencial do seu legado envolve musicais em que Sondheim é um autor total. Lembremos os exemplos de "A Funny Thing Happened on the Way to the Forum" (1962), "Company" (1970), "A Little Night Music" (1973), "Sweeney Todd" (1979), "Sunday in the Park with George" (1984) e "Into the Woods" (1987).

Com ele, na Broadway e para lá da Broadway, o musical reviu as suas matrizes originais, abrindo novos e fulgurantes espaços de criatividade. E se é verdade que esse é um trabalho que teve os palcos como principais espaços criativos, não é menos verdade que a sua marca autoral está também inscrita, de modo indelével, na história de Hollywood.

Ganhou um Oscar com a canção "Sooner or Later (I Always Get My Man)", interpretada por Madonna em "Dick Tracy" (1990), de Warren Beatty.


As suas composições surgem também em filmes como "Stavisky" (1974), de Alain Resnais, única produção francesa em que colaborou, "Reds" (1981), de novo sob a direcção de Warren Beatty, e "Casa de Doidas" (1996), de Mike Nichols.

Vários dos seus musicais deram origem a versões cinematográficas, com óbvio destaque para "West Side Story" (1961), de Robert Wise e Jerome Robbins (encenador da temporada de estreia na Broadway).


Entre outras adaptações de Sondheim ao cinema, incluem-se ainda "A Funny Thing Happened on the Way to the Forum/Em Roma... Era Assim" (1966), de Richard Lester, "Sweeney Todd" (2007), de Tim Burton, e "Into the Woods" (2014), de Rob Marshall.

Ainda em 2021, chegará às salas de todo o mundo uma nova versão de "West Side Story", com realização de Steven Spielberg. Entretanto, Richard Linklater está a trabalhar numa adaptação de "Merrily We Roll Along" que Sondheim estreou em 1981. Em 1998, a escritora Meryle Secrest publicou a biografia "Stephen Sondheim: A Life".

por
publicado 20:51 - 27 novembro '21

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário