Oitava edição do Porto/Post/Doc começa sábado
"Maria do Mar": para redescobrir no Porto, em cine-concerto

Festival  

Oitava edição do Porto/Post/Doc começa sábado

Até 30 de novembro, o festival propõe filmes e atividades de cruzamento artístico que ocuparão seis salas da cidade.

Arranca sábado a oitava edição do Porto/Post/Doc - Film & Media Festival com o cine-concerto de "Maria do Mar". O filme de José Leitão de Barros será apresentado numa versão restaurada em 4K com acompanhamento musical da Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Pedro Burmester. Até 30 de novembro, o festival propõe 100 filmes e atividades de cruzamento artístico que ocuparão seis salas da cidade.

Pela principal competição passam dez filmes de produção recente, todos em estreia nacional, onde se inclui o mais recente filme de Sergei Loznitsa, o regresso de Zhao Liang e novos nomes como Engeli Broberg e Ousmane Samassekou. De regresso ao Porto estão também Lois Patiño e Mattias Piñeiro, com "Sycorax", um dos filmes em destaque na Competição Cinema Falado, que integra ainda obras de Salomé Lamas, Tiago Afonso, Susana Nobre e Welket Bungué.

Nos programas temáticos, foco na obra do documentarista americano Theo Anthony, que estará no festival para apresentar as sessões da retrospectiva e orientar uma masterclass focada no seu processo de trabalho; assim como a projecção-instalação de Basir Mahmood, um loop de filmes que ocupará a tarde de 25 de novembro no Passos Manuel.

Espaço ainda para um programa especial de 11 filmes que visam apresentar ideias sobre a relação humana com o mundo envolvente. Será este também o tema orientador dos espaços de debate propostos: o Fórum do Real e o ciclo Call to Action, onde se juntam realizadores, investigadores, ativistas e figuras ligadas a diferentes áreas do conhecimento.

A encerrar o festival, a estreia no Porto de "As Filhas do Fogo", performance de Pedro Costa e dos Músicos do Tejo, e "Jane par Charlotte", de Charlotte Gainsbourg. Fora de competição serão exibidos o recente "Eunice Ou Carta A Uma Jovem Actriz", a estreia nacional do documentário sobre o chef Ljubomir Stanišić, o novo filme de Rodrigo Areias, e "Pato Pathos", sobre o enólogo Luís Pato.

A edição 2021 do Porto/Post/Doc integra ainda um ciclo competitivo de documentários de música, com filmes de Dinosaur Jr., Moby, Laurent Garnier e IDLES; assim como sessões dedicadas ao público familiar, uma secção com alguns dos mais interessantes nomes da nova cinematografia espanhola, uma competição para filmes de escola e sessões imersivas no Planetário.

O Porto/Post/Doc realiza-se entre 20 e 30 de novembro no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto, Sala Estúdio Perpétuo e Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

A programação completa pode ser consultada no site do festival.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival