Palma de Ouro: cinco candidatos

Cannes 2014  

Palma de Ouro: cinco candidatos

Concluída a competição, o CINEMAX assinala os cinco filmes favoritos a conquistar a Palma de Ouro. O palmarés será conhecido este sábado na cerimónia de encerramento.

Artigo recomendado:
Palma de Ouro: cinco candidatos
Cannes 2014: MOMMY, Xavier DOLAN
A música das emoções Xavier Dolan, "menino-prodígio" da actual produção canadiana, está na competição de Cannes com "Mommy", um belo filme sobre as convulsões ...

O 67º Festival de Cannes poderá ter um desfecho histórico caso reforce o estatuto de realizadores que já foram premiados com a Palma de Ouro. Entre os favoritos está o britânico Mike Lee, que pode ganhar a segunda Palma de Ouro com "Mr. Turner", o filme biográfico dedicado ao pintor Wilkiam Turner.

Também os realizadores e irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne espreitam a oportunidade de ganhar a terceira Palma de Ouro com o drama realista "Deux Jours, Une Nuit", onde abordam a degradação das condições de trabalho.

"Leviathan", o quarto filme de Andrei Zvyagintsev, consolida a dimensão internacional do cineasta russo - se este drama contemporâneo sobre a falência de valores na sociedade russa for consagrado com a Palma de Ouro, isso colocará Zvyagintsev no grupo restrito de cinestas premiados em Cannes e em Veneza. Há 11 anos o realizador teve uma estreia auspiciosa quando a sua primeira longa-metragem, "O Regresso", foi consagrada com o Leão de Ouro.

Aos 25 anos, o canadiano Xavier Dolan gerou imenso entusiamos com uma comédia empolgante e afetiva sobre a relação entre um adolescente, com um comportamento problemático, e a sua mãe solteira, que é incapaz de ter mão no filho. "Mommy" é o filme mais popular do festival e além dos imentos aplausos pode valer a primeira Palma para Dolan.

Finalmente, o turco Nuri Bilge Ceylan surge entre os favoritos. Já esteve seis vezes em competição, ganhou o prémio de realização e por duas vezes o Grande Prémio do Júri. Falta-lhe a Palma de Ouro. O filme "Winter Sleep", sobre um triângulo emocional, é um dos acontecimentos do festival.

  • Palma de Ouro: cinco candidatos
    Cannes 2014: LEVIATHAN, Andrey ZVYAGINGTSEV
    Da Rússia, com verdade
    O quarto filme do russo Andrei Zvyagintsev é um thriller e uma comédia negra sobre a russia contemporânea.
  • Palma de Ouro: cinco candidatos
    Cannes 2014: DEUX JOURS, UNE NUIT, J.-P. e L. Dardenne
    O realismo segundo os irmãos Dardenne
    Já vencedores de duas Palmas de Ouro, os irmãos Dardenne (Bélgica) estão de novo na competição de Cannes com um filme fulgurante — chama-se ...
  • Palma de Ouro: cinco candidatos
    Cannes 2014: WINTER SLEEP, Nuri Bilge CEYLAN
    Paisagens de uma intimidade turca
    Nuri Bilge Ceylan, cineasta turco que é um dos "habitués" de Cannes, regressa à competição com "Winter Sleep", uma notável viagem pelas ...
  • Palma de Ouro: cinco candidatos
    Cannes 2014: MR TURNER, Mike LEIGH
    Uma obra luminosa de Mike Leigh
    O realizador britânico coloca a fasquia da competição do festival de Cannes num patamar elevado e parte como favorito para ganhar a segunda ...
por
publicado 23:29 - 23 maio '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2014