Paul Schrader recebe um Leão de Ouro honorário no próximo Festival de Veneza

Festival  

Paul Schrader recebe um Leão de Ouro honorário no próximo Festival de Veneza

Argumentista em "Taxi Driver" e "Encontros Imediatos do Terceiro Grau", realizador de "American Gigolo" e "A Felina", Schrader foi uma das figuras que revolucionou o cinema dos EUA a partir dos anos 60.

O realizador americano de "American Gigolo" e argumentista de "Taxi Driver", Paul Schrader, receberá um Leão de Ouro honorário no 79.º Festival de Veneza, que terá lugar de 31 de agosto a 10 de setembro, anunciou quarta-feira a organização.

"Sinto-me profundamente honrado, Veneza é o leão do meu coração", afirmou o realizador de 75 anos.

O diretor do festival, Alberto Barbera, saudou a "figura da Nova Hollywood que revolucionou a imaginação, estética e linguagem do cinema americano a partir do final dos anos 60". Para ele, Paul Schrader é "um dos mais importantes autores americanos da sua geração, um cineasta profundamente influenciado pela cultura e cinema europeus, um argumentista teimosamente independente".

Como argumentista, Paul Schrader trabalhou com os melhores: Martin Scorsese ("Taxi Driver", mas também "Touro Enraivecido" e "A Última Tentação de Cristo"), Steven Spielberg ("Encontros Imediatos do Terceiro Grau"), Brian De Palma ("Obsessão") e Sydney Pollack ("Yakuza").

Em 2021, Paul Schrader apresentou "The Card Counter: O Jogador", um thriller protagonizado por Oscar Isaac, na competição em Veneza.

Fundado em 1932, o Festival de Veneza, o mais antigo do mundo, celebra este ano o 90º aniversário.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival