Realismo e fantasmas da Coreia do Sul
"Parasite": personagens e histórias da Coreia do Sul do presente

Cannes 2019  

Realismo e fantasmas da Coreia do Sul

Bong Joon Ho, o cineasta de "The Host - a Criatura" e "Okja", surge na competição de Cannes com "Parasite", uma invulgar história familiar que tem tanto de abordagem realista como de parábola social.

Se é verdade que o Festival de Cannes tenta garantir uma "quota" asiática na sua programação, então há que reconhecer que, este ano, as coisas têm corrido francamente bem — primeiro com o representante da China, "Le Lac aux Oies Sauvages", de Diao Yanan; agora com o filme da Coreia do Sul, "Parasite", realizado por Bong Joon Ho.

Vale a pena lembrar que Bong Joon Ho se impôs nos circuitos internacionais com produções que associavam os grandes meios a um fôlego mais ou menos fantástico ou fantasista — lembremos "The Host - a Criatura" (2006) e "Okja" (2017). "Parasite", de longe o seu trabalho mais elaborado e consiste, retoma um certo gosto dramático que já marcava o bem interessante "Mother - Uma Força Única" (2009).

Aliás, o filme surpreende, antes do mais, pela sua ambiguidade de género. Digamos que tudo começa como uma comédia de costumes: uma família de um bairro pobre monta uma estratégia para os seus elementos (pai, mãe, um filho e uma filha) começarem a trabalhar para uma outra família, incomparavelmente mais rica — a certa altura, os quatro estão instalados nesse universo "alternativo", como uma espécie de duplicação fantasmática...

Embora evitando revelar a surpreendente evolução dos acontecimentos, digamos que Bong Joon Ho coloca em cena aquilo que o próprio título sugere. A saber: como é que este parasitismo se pode reverter em algo de trágico, porventura apocalíptico? O resultado tem tanto de retrato realista das diferenças de classe, como de parábola sobre a (im)possibilidade de definir uma comunidade. Nessa medida, "Parasite" fala do presente da Coreia do Sul, apelando também a uma derivação simbólica dos conflitos que encena.

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publicado 21:48 - 22 maio '19

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