Realizadora portuguesa Laura Carreira entre as revelações do cinema na Escócia

Cinema Português  

Realizadora portuguesa Laura Carreira entre as revelações do cinema na Escócia

A cineasta portuense foi uma das escolhidas na primeira edição do programa Rising Stars Scotland, destinado a identificar e promover novos talentos.

A realizadora portuguesa Laura Carreira integra a lista Rising Stars Scotland divulgada ontem pela Screen International. Primeira edição dedicada exclusivamente aos talentos escoceses, acompanha a Screen’s UK & Ireland Stars of Tomorrow, iniciativa semelhante que desde 2004 ajudou a lançar nomes como Benedict Cumberbatch, David Oyelowo, Ruth Negga, John Boyega, Jodie Comer, ou Florence Pugh.

O alinhamento escocês apresenta 11 actores, realizadores, produtores e argumentistas que estão à beira do seu primeiro grande avanço profissional. Todos os seleccionados são originários; ou vivem actualmente na Escócia.

É o caso de Laura Carreira, nascida no Porto em 1994 e que reside em Edimburgo. Argumentista e realizadora, concluiu o curso de Comunicação Audiovisual na Escola de Artes António Arroio, em Lisboa e licenciou-se em realização na Universidade de Edimburgo.

A sua primeira curta-metragem, ‘Red Hill’, foi selecionada para vários festivais de cinema internacionais e considerada uma das sete melhores curtas-metragens presentes no Festival Internacional de Clermont-Ferrand 2019 pela revista Sight & Sound. O filme foi premiado com o New Visions Award no 73.º Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, nomeado para os BAFTA Scotland Awards de 2019 como ‘Melhor Curta Metragem’ e para os BIFA Awards de 2019.

"The Shift", segunda curta de Laura Carreira, estreou no 77.º Festival Internacional de Cinema de Veneza onde ganhou a Nomeação de Veneza para os Prémios Europeus de Cinema 2020. O filme foi também nomeado para os London Critics' Circle Awards 2020. Em 2021, ganhou o Prémio Novo Talento no IndieLisboa.

A lista completa de nomes do primeiro programa Rising Stars Scotland é a seguinte:

Johnny Barrington (argumentista/realizador)
Ciara Barry and Rosie Crerar (produtores)
Reece Cargan (produtor)
Laura Carreira (argumentista/realizadora)
Rob Drummond (argumentista)
Lewis Gribben (actor)
Reuben Joseph (actor)
Leyla Josephine (argumentista/realizadora)
David Macpherson (argumentista)
Hiftu Quasem (atriz)

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português