Rentreé 2017: os filmes a ver antes do natal

Mais Cinema  

Rentreé 2017: os filmes a ver antes do natal

Além dos novos "Thor" e "Blade Runner" há mais cinema que merece atenção nas próximas semanas.

Artigo recomendado:
Rentreé 2017: os filmes a ver antes do natal
Cinema Português
Rentreé 2017: cinema em língua portuguesa Quiseram os acasos da distribuição que nada menos do que sete filmes em lingua portuguesa chegassem aos ecrãs entre setembro e novembro.

Entre o fim do verão e o início da quadra natalícia ainda há algum cinema que merece ser visto.

Nos blockbusters, dois títulos vão chegar às salas antes do bulício de final de ano. A 5 de outubro, vamos poder ver a muito aguardada sequela "Blade Runner: 2049", dirigida por Denis Villeneuve, com Ryan Gosling e Harrison Ford. A 26 de outubro estreia "Thor: Ragnarok", mais um capítulo das muitas histórias que a Marvel tem para contar.

Entre o cinema com outras ambições, pode optar pela primeira aventura de Vanessa Redgrave no papel de realizadora, com uma reflexão documental sobre a crise dos refugiados, por ver Thierry Frémaux, o diretor do Festival de Cannes, a recordar os pioneiros Lumière, e ainda novas obras de consagrados como Aki Kaurismäki ou André Téchiné.

Abaixo, uma apresentação mais detalhada de cada um dos filmes.

BLADE RUNNER 2049
Realizador: Denis Villeneuve
Origem: EUA
Data de estreia: 5.out.2017
Distribuição: Big Picture


Sinopse
Trinta anos após os eventos do primeiro filme, K, um novo blade runner, agente da LAPD (Ryan Gosling), desvenda um segredo há muito enterrado que pode potencialmente mergulhar no caos o que resta da sociedade. A descoberta de K leva-o numa missão para localizar Rick Deckard (Harrison Ford), um antigo blade runner da LAPD, desaparecido há 30 anos.

THOR: RAGNAROK
Realizador: Taika Waititi
Origem: EUA
Data de estreia: 26.out.2017
Distribuição: NOS Audiovisuais


Sinopse

Thor é preso do outro lado do universo, sem o seu martelo poderoso e encontra-se numa corrida contra o tempo para voltar a Asgard e impedir o Ragnarok - a destruição do seu mundo e o fim da civilização Asgardiana – que se encontra nas mãos de uma nova e poderosa ameaça, a implacável Hela. Antes, precisa de sobreviver a uma luta mortal de gladiadores, que o coloca contra um ex-aliado e companheiro Vingador – Hulk.

SEA SORROW
Realizador: Vanessa Redgrave
Origem: Reino Unido
Data de estreia: 28.set.2017
Distribuição: Leopardo Filmes


Sinopse

SEA SORROW marca a estreia de Vanessa Redgrave na realização, e é uma meditação muito pessoal sobre a actual crise dos refugiados, através do olhar e da voz de activistas e crianças, misturando passado e presente, documentário e drama, numa reflexão sobre a importância dos direitos humanos.

LUMIÈRE!
Realizador: Thierry Frémaux
Origem: França
Data de estreia: 12.out.2017
Distribuição: Midas Filmes


Sinopse

Em 1895, Louis e August Lumière inventam o cinematógrafo e filmam alguns dos primeiros filmes na história do cinema. Com a descoberta da mise-en-scène, dos travellings e ainda dos efeitos especiais e remakes, também inventaram o cinema enquanto arte. Dos seus mais de 1400 filmes, Thierry Frémaux, director do Festival de Cinema de Cannes e do Instituto Lumière, seleccionou 114: obras de arte mundialmente conhecidas ou descobertas de filmes antes desconhecidos, recuperados em 4K e reunidos para celebrar o legado dos Lumière.

OS FANTASMAS DE ISMAEL
Realizador: Arnaud Desplechin
Origem: França
Data de estreia: 12.out.2017
Distribuição: Lanterna de Pedra


Sinopse

Ismael é um homem traumatizado devido ao súbito desaparecimento da sua esposa, Carlotta. No entanto, o seu regresso pode não ser tão desejado quando se pensaria ser.

O AMANTE DE UM DIA
Realizador: Philippe Garrel
Origem: França
Data de estreia: 26.out.2017
Distribuição: Midas Filmes


Sinopse

É a história de um pai e da filha de 23 anos que volta para casa depois de terminar uma relação. E da nova namorada do pai, que vive com ele e que também tem 23 anos.

O OUTRO LADO DA ESPERANÇA
Realizador: Aki Kaurismäki
Origem: Finlândia
Data de estreia: 26.out.2017
Distribuição: Midas Filmes


Sinopse
Duas histórias que se cruzam. Khaled é um refugiado sírio que perdeu quase toda a família. Chega a Helsínquia e procura asilo sem grande esperança no seu futuro. Wikström é um caixeiro-viajante nos seus cinquenta anos que decide deixar a mulher e o trabalho. Muda de vida e compra um pequeno restaurante. Quando as autoridades decidem extraditar Khaled, como muitos outros, ele decide ficar ilegalmente em Helsínquia e desaparecer nas ruas da cidade, onde é vítima de vários actos de racismo, mas onde também encontra bondade pura. Wikström descobre-o e decide contratá-lo. A vida parece sorrir por um momento, mas o destino depressa intervém, podendo tanto conduzir a uma vida respeitável como ao cemitério.

QUANDO SE TEM 17 ANOS
Realizador: André Téchiné
Origem: França
Data de estreia: 26.out.2017
Distribuição: Legendmain


Sinopse

Damien, de 17 anos, vive com a sua mãe Marianne, enquanto o seu pai se encontra ausente numa missão militar. Na escola, é vítima de bullying por parte de Thomas, o filho adoptivo de agricultores locais. No sentido de ajudar a mãe de Tom, que se encontra doente, Marianne oferece-se para acolhê-lo. Forçados a morar juntos, a tensão entre os dois jovens torna-se cada vez mais palpável...

por
publicado 11:40 - 27 setembro '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema