Rithy Panh, presidente do novíssimo júri TikTok, demite-se

Cannes 2022  

Rithy Panh, presidente do novíssimo júri TikTok, demite-se

O cineasta fala de pressões que poderiam influenciar a independência dos jurados.

O realizador franco-cambodjano Rithy Panh decidiu demitir-se do primeiro júri TikTok, parceiro oficial do Festival de Cannes 2022, dizendo que a rede social não lhe deu "liberdade suficiente", confirmando uma notícia do The Hollywood Reporter.

Disse à AFP, por telefone, que "podem-se escolher os filmes, a isso chama-se selecção, escolhe-se o júri, mas depois é preciso deixar o júri fazer o seu trabalho".

O realizador, cuja longa-metragem "The People of the Rice Field" de 1994 foi o primeiro filme cambojano a ser exibido no festival de Cannes, disse que as sugestões da plataforma eram "demasiado insistentes". Esta saída do júri deixa-o "triste", "especialmente porque alguns dos filmes são realmente de boa qualidade", insistiu, recordando o seu "apoio" aos autores.

Para a primeira colaboração entre a rede social favorita dos jovens e o prestigioso festival internacional, o júri teve de escolher entre vídeos muito curtos (três minutos no máximo) de cineastas de todo o mundo.

Além de Rithy Panh, o júri inclui outros três cineastas (Camille Ducellier, Basma Khalifa e Angèle Diabang) e uma estrela TikTok (Khaby Lame).

Os prémios serão entregues na sexta-feira, na presença de Thierry Frémaux, delegado geral do festival de Cannes.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2022