Steve McQueen homenageado pela Academia de Cinema Europeu
Steve McQueen e Lupita Nyong'o — rodagem de "12 Anos Escravo"

Cinema europeu  

Steve McQueen homenageado pela Academia de Cinema Europeu

Steve McQueen, o realizador inglês que dirigiu "Fome", "Vergonha" e "12 Anos Escravo" vai ser homenageado em Dezembro, no âmbito dos Prémios do Cinema Europeu.

Steve McQueen, o realizador "oscarizado" pelo filme "Doze Anos Escravo" vai ser homenageado no âmbito dos Prémios do Cinema Europeu — a Academia de Cinema Europeu decidiu atribuir-lhe a distinção honorária para um "artista europeu no cinema mundial".

Nascido em Londres, em 1969, McQueen trabalhou durante muitos anos com as imagens em movimento, mas no âmbito de várias formas de intervenção no domínio das artes plásticas e da video-arte. A sua primeira longa-metragem como realizador, "Fome" (2008), valeu-lhe um prémio BAFTA para a revelação do ano. Depois, dirigiu "Vergonha" (2011) e "12 Anos Escravo" (2013), este distinguido com três Oscars: melhor filme do ano (distinção que McQueen partilhou com os vários produtores do filme, incluindo Brad Pitt), melhor actriz secundária (Lupita Nyong'o) e melhor argumento adaptado (John Ridley).

A distinção para McQueen será entregue na cerimónia dos 27ºs. Prémios do Cinema Europeu, a realizar na capital da Letónia, Riga, no próximo dia 13 de Dezembro.

por
publicado 23:22 - 04 outubro '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu