Uma intimidade de muitos silêncios
Tim Roth e, à direita, Michel Franco — rodagem de "Chronic"

Cannes 2015  

Uma intimidade de muitos silêncios

Michel Franco é um nome emergente da produção mexicana — contando com uma magnífica interpretação do inglês Tim Roth, ele filma em "Chronic" a existência de pessoas com doenças terminais.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Uma intimidade de muitos silêncios
Chronic Um enfermeiro enfrenta a depressão provocada pelo trabalho com doentes em fase terminal.
Média Cinemax:
2.833

É sempre bom encontrar um filme que se revela capaz de reflectir sobre temas que sentimos envolvidos com a nossa actualidade e, em particular, com questões fracturantes das nossas sociedades. É o caso de "Chronic", do mexicano Michel Franco (vencedor do prémio "Un Certain Regard", em 2012, com "Después de Lucía").

"Chronic" tem a ver com um universo muito peculiar, tanto do ponto de vista clínico, como em termos sociais: o dos doentes com doenças crónicas, em situação terminal. Com uma componente que é decisiva para o seu funcionamento dramático: a acção é construída, não a partir do olhar dos pacientes, mas sim do ponto de vista de David, um homem especializado em acompanhar esses pacientes no seu dia a dia.

Estamos, assim, perante uma intimidade carregada de silêncios: David tem de assistir as pessoas nas situações mais extremas, envolvendo o desgaste do corpo e, por vezes, a reflexão amarga sobre o seu próprio destino. Daí o tom desconcertantemente contemplativo de "Chronic": David sabe como agir, mesmo face aos eventos mais difíceis, mas sabe também dos limites drásticos da sua acção.

Filmando com uma austeridade fina, nunca sublinhando os efeitos dramáticos nem forçando derivações moralistas, Michel Franco tem um aliado de peso no actor Tim Roth, intérprete de David — ele consegue, afinal, colocar em cena a tensão interior de um homem que vive, por assim dizer, por delegação do estado de saúde das pessoas que acompanha.

por
publicado 00:09 - 23 maio '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2015