Veneza dia 3: a farsa do festival
Owen Wilson lidera o elenco da comédia "She's Funny That Way"

Veneza 2014  

Veneza dia 3: a farsa do festival

O realizador de "The Last Picture Show" regressa com a primeira longa-metragem que rodou nos últimos 13 anos, realizando uma comédia carregada de cinéfilia.

Artigo recomendado:
Veneza dia 3: a farsa do festival
Veneza 2014
Veneza, dia 2: o despejo do sonho americano A crise financeira continua a fornecer histórias dramáticas que ainda não foram ficcionadas em cinema, como sucede com o drama "99 Homes" ...

Owen Wilson, Jennifer Aniston, Rhis Ifans e Cibyll Sheperd são alguns dos atores que protagonizam a comédia romantica "She’s Funny That Way". No enredo seguimos meia dúzia de personagens ligadas afetivamente e profissionalmente.

A ação acontece em Nova Iorque durante as audições para uma peça de teatro, e as personagens representam uma série de estereotipos: o ator sedutor, a call girl que pretende ser atriz, a psiquiatra e até um detetive privado.

Estes elementos poderiam fazer parte de um filme de Woody Allen, mas esta é uma comédia realizada por Peter Bogdanovich.

O realizador de "The Last Picture Show" regressa com a primeira longa-metragem que rodou nos últimos 13 anos, realizando uma screwball comedy, assumindo a admiração que sente por Ernest Lubitsch.

Em boa verdade o filme é uma espécie de boneca russa cheia de referências temporais: além da citação de um filme de Lubitsch da era dourada da comédia norte-americana, tem um argumento escrito há mais de 15 anos e um título inspirado numa canção dos anos 20 do século passado.

Uma comédia com esta variedade de personagens necessita de muita dinâmica e sente-se que falta agilidade na montagem, na duração de alguns diálogos e no apuro de alguma subtileza humorística.

Apesar de estar carrregado de citações cinéfilas, o filme tem um tom despretensioso e divertido, algumas situações francamente cómicas, e um presença muito consistente dos atores, destacando-se o desempenho de Owen Wilson com uma postura eficaz apesar de ser decalcada da personagem de "Meia Noite em Paris".

O regresso de Bogdanovich em Veneza surte um efeito positivo, já que o alinhamento do festival não tem muito espaço para farsolas bem dispostas como "She's Funny That Way". O filme termina com um cameo surpreendente que merece ser descoberto pelos espectadores… quando estrear em Portugal no próximo ano.

por
publicado 23:53 - 30 agosto '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Veneza 2014